| Publicado em: 17/07/2017 15:00:00

Na crise é hora de reduzir gastos.

O mandamento dos economistas que contribuiu para mais prudência nas contas também fez muita gente passar longe de concessionárias e revendas de veículos nos últimos dois anos.

Essa mudança no consumo fez do setor um dos mais atingidos pela recessão. Mas no primeiro semestre deste ano, as vendas de automóveis e comerciais leves (picapes e furgões) no Vale do Itajaí cresceram 3,94%, acima até do Estado, onde a evolução foi de 3,53%. É a primeira vez desde 2014 que o primeiro semestre do ano terminou com mais vendas que os seis meses iniciais do ano anterior.

Se colocados ônibus e caminhões nesse comparativo, os números do Vale superam os do país: 5,01% contra 3,65%.

No ramo de automóveis e comerciais leves, os dados da regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) acompanham o desempenho do país no semestre: elevação de 4,25%.

O professor de Economia Brasileira Contemporânea da Furb, Sidney Silva, avalia que há dois motivos para a retomada das vendas.

O primeiro é a liberação do FGTS das contas inativas. E, de fato, os números da Fenabrave no Vale reforçam a tese. Em março e maio, meses em que os trabalhadores tiveram acesso aos recursos do fundo de garantia, as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 37,38% e 24,46%, respectivamente, em comparação com o mês anterior.

Em todos os outros meses houve queda – a menor delas de 1,94%, em junho, e a maior de 30,71%, em janeiro. Ainda assim, no balanço semestral, o mercado saiu com saldo positivo na região.

O segundo motivo citado por Silva é o fato de que a recessão está, na avaliação dele, na fase final. Com isso, acredita que o volume de vendas deva se manter – talvez com ligeira queda – no segundo semestre, mesmo com incentivos, como antecipação de parte do 13º salário.

A partir do ano que vem, porém, o professor estima que haja motivos para verdadeiramente comemorar, com possível alta entre 3% e 4%, acompanhando o crescimento do PIB.

Se depender de pessoas como Waldomiro Wirth, 67 anos, a reação do setor automobilístico deve chegar até mais cedo. Ele esteve na semana passada em uma concessionária de Blumenau para fechar a compra de um automóvel zero quilômetro.

— Enquanto o povo não acreditar que vai melhorar, não vai mesmo. É preciso acreditar e confiar. Não falar só em crise. Hoje, com esse cenário, quem manda e dá as condições na negociação é você — argumenta.

 

Especialistas citam mais confiança e acesso ao crédito

Para Osmar Laschewitz, membro da diretoria da Fenabrave-SC, o que impulsionou as vendas no primeiro semestre foi a diminuição do medo do desemprego, provocada pela melhora econômica, e o aumento na concessão de crédito por parte dos bancos.

— Apesar de os últimos meses terem sido uma espécie de gangorra, acho que atingimos o patamar da estabilidade para vislumbrar a tendência de leve crescimento, como é a expectativa das próprias montadoras — avalia.

Se entre os carros novos as vendas ameaçam reagir, nos seminovos e usados o semestre foi ainda mais favorável. Automóveis e comerciais leves tiveram 10,9% de alta nos últimos seis meses em comparação com a primeira metade do ano passado.

Segundo o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de SC (Assovesc), Rafael Silva, o setor sentiu menos a crise por ter carros a valores mais baixos e também se favoreceu do aumento de confiança e da redução dos juros:

— Como a maior parte das compras são alienações, com crédito de banco, a pessoa tem que estar confiante em um futuro melhor. Isso começou a acontecer e acredito que vá aumentar.

Por: Jean Laurindo
Fonte: Santa



A certificação ITIL mudou mas continua requisitada pelas empresas
FGV abre inscrições para cargos no Tribunal de Justiça de SC
Projetos da A2C são os vencedores do 5º Startup Weekend
Prefeitura de Blumenau disponibiliza aplicativo do SUS com Inteligência Artificial
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado



Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado


Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação

Patrocinado
Patrocinado


As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |