| Publicado em: 27/10/2017 21:30:00

Pesquisa realizada pelo Instituto Pesquisas Vox Civitas indica que cresceu a aceitação da população refrente à instalação do Porto Brasil Sul, na região da Ponta do Sumidouro, em São Francisco do Sul.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de outubro em todos os bairros de São Francisco do Sul.

Foi adotada uma forma de abordagem direta, com questionário elaborado e estruturado pelo Vox Civitas.

A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O grau de confiabilidade é de 95%.

É possível verificar melhora considerável em todos os quesitos, tanto na aceitação da população em relação ao empreendimento, mas principalmente em relação aos benefícios socioeconômicos.

Sobe de 60%, na pesquisa realizada em agosto, para 71% os que acreditam que o novo porto, previsto para entrar em operação no começo da próxima década, trará benefícios para o município. O índice dos que não acreditam caiu de 20% para 15%.

"Notamos que a população percebe, claramente, que o Porto Brasil Sul é mais uma alternativa de desenvolvimento, de emprego e de oportunidades de empreendedorismo para todo o município, trabalhando ao lado dos outros portos e terminais instalados na Baía”, avalia Marcus Barbosa, diretor da WorldPort Desenvolvimento Portuário, empresa gestora do Porto.

O item que mais chama a atenção para a população é o emprego - citado por 71,5% - e o desenvolvimento, por 21,7%. Segundo estudo da empresa LPC Latina, o Porto Brasil Sul irá gerar 3 mil empregos diretos quando estiver totalmente em operação.

Quanto a possibilidade de permitir que um porto se instale, a autorização aumentou de 45% para 61%. Em contrapartida, a porcentagem dos que não deixariam, se pudessem decidir, caiu de 35% para 28%.

Sobre a possibilidade do porto prejudicar o turismo a cidade, na primeira pesquisa,  35% acreditavam que haveria algum impacto. Hoje esse número caiu  qua 10 por cento.. Já os que acreditam que o Porto Brasil Sul trará novos investidores saltou dos 76% para 85%.

“Nós entendemos que iremos agregar ao turismo de São Francisco do Sul, apoiando e fomentando o turismo de negócios durante todo o ano”, avalia Marcus Barbosa.

 

SOBRE O EMPRENDIMENTO

O Porto Brasil Sul (PBS) será o maior porto da região Sul e o quinto maior multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada de 20 milhões de toneladas/ano.

O projeto foi desenvolvido como um Hub Port - porto concentrador de cargas e de linhas de navegação - do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com capacidade para até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.

A estimativa é que a primeira etapa seja entregue em meados de 2021. Durante o período de obras, que levará entre cinco e seis anos, serão gerados 2,4 mil empregos diretos.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a WorldPort Desenvolvimento Portuário realizam dia 13 de novembro, às 19 horas, a audiência pública para apresentação do projeto do Porto Brasil Sul para a comunidade.

A nova audiência pública será realizada na Casa de Festas e Eventos - Clube Querência, na Rodovia Duque de Caixas, quilômetro 6,2, bairro Reta, São Francisco do Sul. No local será montada estrutura para, no mínimo, 2 mil pessoas.

Na reunião, serão apresentados os resultados dos Estudos Ambientais que constam no Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), além de ser um espaço para sugestões e esclarecimento de dúvidas sobre o empreendimento.

A audiência pública faz parte do processo de licenciamento ambiental, conforme regulamentação em âmbito federal pela Resolução CONAMA n. 09/87 e estadual pelo Decreto n. 2.955/10.

Além dos representantes da Fatma e do empreendedor (WorlPort), estarão presentes na reunião: a consultoria ambiental TetraTech, que realizou os estudos ambientais, a LPC Latina, responsável pelo projeto do porto, e a KPMG, que fez os estudos de viabilidade econômico-financeira.

 

BENEFÍCIO

Geração de Empregos. Durante o período de obras, que levará entre cinco e seis anos, serão gerados 2,4 mil empregos diretos. A KPMG estima ainda que serão gerados 36 mil empregos diretos e indiretos em 2030, quando o porto já estará em plena operação.

Geração de Renda. Além da geração de empregos, que consequentemente irá movimentar a economia local, os efeitos diretos, indiretos e induzidos dos investimentos para instalação do empreendimento resultarão em aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões a ser realizado ao longo das três fases de implantação – entre 2016 e 2030.

Cuidados com o Meio Ambiente. Compensações ambientais previstas incluem a compra e preservação de 215 hectares e a destinação de aproximadamente R$ 20 milhões para o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A área de 215 hectares a ser adquirida como compensação pela supressão vegetal é quase o dobro dos 114 hectares no qual será implantado o empreendimento e deverá ser no mesmo bioma - animais e vegetação - presente na região do Sumidouro. A proposta de compensação é parte do licenciamento ambiental e está em análise pela Fatma. A outra compensação, que segue a Lei 9.9825/2000, conhecida como “Lei do SNUC”, é realizada para o investimento em unidades de conservação de proteção integral, que podem ser federais, estaduais e municipais. Os recursos do SNUC são utilizados para potencializar o papel das unidades de conservação, de modo que sejam planejadas e administradas de forma integrada, conservando os ecossistemas e a biodiversidade.

 

SERVIÇO
O quê
: Audiência Pública para apresentação do Porto Brasil Sul
Quando: 13 de novembro, às 19 horas.
Onde: Casa de Festas e Eventos - Clube Querência (Rodovia Duque de Caixas, quilômetro 6,2. Bairro Reta - São Francisco do Sul.
Saiba mais: www.portobrasilsul.com.br



A certificação ITIL mudou mas continua requisitada pelas empresas
FGV abre inscrições para cargos no Tribunal de Justiça de SC
Projetos da A2C são os vencedores do 5º Startup Weekend
Prefeitura de Blumenau disponibiliza aplicativo do SUS com Inteligência Artificial
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado



Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado


Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação

Patrocinado
Patrocinado


As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |