Capa | Publicado em: 26/06/2017 12:10:00

Todo mundo fala que o “dinheiro está na lista”, que o retorno do investimento no email marketing é elevado. Talvez até já tenha ouvido que é o canal com o melhor custo benefício. Tudo isso é verdade. Mas já alguém te falou o que você NÃO deve fazer para começar do jeito certo?

Certifique-se que não comete estes 10 Erros de Email Marketing

Não pise na bola ou… na banana. Confira estas 10 dicas rápidas:

1. Você está enviando e-mails sem permissão

Sem permissão por parte do usuário não pode haver campanha de e-mail marketing. Simples assim. Se você comprou e-mails ou conseguiu através de outra forma “esperta”, então pode esquecer: você já começou errado. Só envie e-mails para quem PERMITIU que você enviasse.

2. Você não tem um Mailing List segmentado

Se você não tiver um mailing list segmentado, mesmo que sejam e-mails obtidos com permissão, as suas campanhas não terão sucesso. Se você trabalha com produtos e serviços variados, trabalhe com vários segmentos. Caso você trabalhe apenas com um produto ou serviço, você pode segmentar de acordo com a variedade de público que usar seu produto/serviço. Resumindo, segmente, segmente e segmente.

3. Seu conteúdo não é interessante

Conteúdo desinteressante, nossa, quantas empresas me enviam e-mails assim, as que me enviam e-mails com conteúdo interessante, eu sempre fico ansioso pelo próximo…
Você tem que saber o que é interessante para o seu público, e dar isso a eles. Se o seu público quer conteúdo informativo, dê isso a eles, se eles querem grandes ofertas, dê isso a eles, simples!

Conteúdo interessante é o conteúdo desejado. Crie emails que vão ser lidos.

4. Seu formulário de cadastro é MUITO grande

Seja o MAIS simples possível na hora de criar o seu formulário de cadastro. Na grande maioria das vezes a empresa só precisa de duas coisas, nome da pessoa e o e-mail, e pronto! Mas muitos insistem em pedir, várias coisas, daí a sua taxa de adesão será mínima.
Pense assim: “O que é trivial?”

Responda essa pergunta e use só o que for trivial, que geralmente é só “Nome” e “E-mail”.

5. Você não faz testes A/B

A internet é um meio poderoso e um dos motivos para tal é o teste A/B. Ele permite que você pesquise com a sua audiência o que dá certo. Se você o e-mail Marketing e não usa o teste A/B saiba que está perdendo dinheiro.

Faça teste A/B em TUDO, em títulos, no formato do e-mail, na landing page e etc.

6. Você não usa call to actions

O que você quer que o usuário faça quando ler o e-mail que você mandou? Quer que ele leia mais no seu site? Quer que ele compre? Quer que ele ligue?

Seja lá o que você quer que ele faça, torne claro e simples, ou melhor, torne ÓBVIO. Faça de um jeito que o usuário não precise pensar, já está na cara dele.

7. Você não usa as páginas de destino corretas

Erro extremamente simples, mas que alguns ainda cometem. O usuário entra no e-mail vê algo que chama a atenção dele, por exemplo, um produto. Daí ele clica no produto e é mandando para… para a página inicial.

Como assim? Se ele clicou no produto ele quer ir diretamente para a página daquele produto, ele não tem que chegar no seu site e procurar o que ele queria ver, não faça isso!

8. E-mails em imagem ao invés de templates em HTML

Só mande e-mails em templates HTML, pois do contrário, a metade da sua lista, ou menos, nem verá o e-mail. Use templates de e-mail em HTML com uma boa distribuição de textos e imagens.

9. Perdeu o “Timing”

Você não pode achar que pode enviar seus e-mails à hora que quiser, eles têm que ter uma periodicidade. Se você envia um hoje e outro daqui a dois meses, o usuário pode interpretar como SPAM.

A mesma coisa caso a pessoa assine sua newsletter hoje e só receba um e-mail 2 meses depois: não vale! A pessoa nem lembra mais.

10. Você está ignorando as pessoas que não querem receber mais os seus e-mails

É comum quando algumas pessoas pedem para não receber mais os e-mails, e mesmo assim muitas empresas continuam mandando. Não pode! Se a pessoa pediu para não receber, você não deve mais enviar.

Outra coisa é quando você nem dá a opção de opt-out no e-mail, ai o usuário vai acabar botando você na black list, não faça isso, deixe a pessoa livre para fazer o que quer.

E você, já cometeu alguns destes erros em e-mail Marketing?




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