Legislação | Publicado em: 26/07/2017 10:00:00

Os brasileiros estão mais atentos aos dados produzidos pelas gestões das suas cidades, estados e do próprio país. Um dos números que ajuda a perceber esse movimento é o volume de consultas realizadas ao Portal da Transparência, do Governo Federal. Em 2016, a quantidade de acessos subiu 32,5%, um recorde desde a criação da plataforma, em 2004. O percentual representa mais de 21,6 milhões de visitas ao longo de todo o ano, com uma média de 1,8 milhão de acessos por mês.

Apesar de o Portal reunir dados exclusivamente relacionados aos gastos do Governo Federal, o comportamento dos usuários destaca a necessidade de os poderes estaduais e municipais darem atenção às plataformas correspondentes às suas esferas. A crise econômica que atinge o Brasil, a escassez de recursos para investimentos importantes e o comportamento dos políticos — sejam legisladores ou executivos — despertam o interesse dos contribuintes: será que o dinheiro está sendo aplicado da forma correta? As remunerações são justas? E as prioridades estão sendo atacadas?

Saber as respostas para estas e outras questões só é possível se o gestor público compreender e valorizar a importância de um sistema adequado de monitoramento de informações. Em centenas de cidades do Brasil, esse controle funciona por meio das plataformas desenvolvidas pela IPM Sistemas. Baseadas na computação em nuvem, as funcionalidades incluem a coleta e divulgação de informações sobre a arrecadação e o uso dos recursos municipais, permitindo avaliar o destino das verbas e coibindo práticas irregulares.

Além disso, a adoção de uma solução digital para a gestão pública eleva a credibilidade das cidades perante os seus cidadãos e os órgãos de controle do país. Em Biguaçu, na Grande Florianópolis, a nota da cidade cresceu 40% no Ranking da Transparência, que é calculado pelo Ministério Público Federal, após a adoção da tecnologia. Os dados foram coletados em meados de 2016 pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, e mostram que houve avanço na qualidade e na disponibilidade das informações. No ano anterior, Biguaçu tinha recebido nota 6,6; Em 2016, o índice foi de 9,1.

Outra cidade que adotou o Portal da Transparência da IPM foi Palhoça, também na Grande Florianópolis. A cidade saltou dos 5,5 pontos obtidos em 2015 para 10, a nota máxima, em 2016. O responsável pela área de Tecnologia da Informação da cidade, Anderson Medeiros, diz que desde quando a plataforma foi implementada, mais de 315 mil acessos foram feitos. “Estamos cumprindo uma determinação legal, mas essa solução é eficiente e serve como balizador interno das nossas ações como servidores públicos”.

Na última avaliação, divulgada em maio de 2016, diversos clientes IPM se destacaram no ranking. Em Santa Catarina, além de Palhoça os municípios de Rio dos Cedros, Timbó e Apiúna também receberam nota 10. Os três estados do Sul têm ainda outros clientes da empresa na mesma situação: Pinhais e Mercedes no Paraná; e Gravataí, Candelária e Santa Rosa no Rio Grande do Sul. A avaliação se baseou num questionário sobre as principais exigências legais e itens considerados como boas práticas. Foram analisados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A listagem completa com a nota de todos os municípios está disponível no site do ranking, que deve ser elaborado e divulgado novamente em 2017.

 

SOBRE A IPM SISTEMAS

A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 250  profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.


Linha Direta

IPM
(48) 3031-7500
www.ipm.com.br


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