Gestão | Publicado em: 09/06/2017 08:53:00

De uns tempos para cá, entender a fundo o que é governança corporativa passou a ser uma necessidade fundamental não só para, mas para todos os profissionais. Com a globalização da economia, os processos e fluxos de informação das empresas foram se tornando mais e mais complexos, impactando diferentes partes interessadas nos negócios.

Diante de tantos fatores que envolvem a gestão empresarial e das diversas consequências para os públicos envolvidos nas decisões de uma companhia, não é raro que um grupo acabe se sentindo prejudicado com os rumos tomados pelo empreendimento. Justamente para prevenir excessos ou desvios de finalidade na administração das empresas é que surgiram normas de conduta e práticas para favorecer a transparência nas organizações.

Quer entender melhor tudo isso? Então confira a seguir o que é governança corporativa e conheça alguns benefícios que ela tem a oferecer tanto para as empresas quanto para os stakeholders! 

O programa é oferecido pela FFM, em parceria com a FDC, em Blumenau nos dias 12 e 13 de julho. Clique aqui e saiba mais: http://www.fundacaofritzmuller.com.br/site/agenda/1160-governanca-corporativa

Saiba o que é governança corporativa

A governança corporativa pode ser definida como um sistema ou um conjunto de práticas que se propõe a melhorar a qualidade da gestão empresarial. O propósito é atender aos anseios dos envolvidos com a empresa, preservando seu valor institucional no longo prazo. Para tanto, a governança corporativa pressupõe a criação de mecanismos de controle internos e externos das atividades do negócio, bem como de instrumentos de divulgação de informações do empreendimento.

Ao longo do tempo, à medida que houve uma sistematização do conhecimento acerca da governança corporativa, quatro princípios básicos passaram a nortear tais normas e práticas, são eles: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. De modo geral, esses princípios têm como objetivo garantir a lisura na gestão empresarial a fim de proteger os direitos das partes interessadas e, assim, evitar privilégios ou práticas ilícitas.

Conheça seus maiores benefícios

Além de entenderem o que é governança corporativa, os gestores e profissionais que atuam no mundo dos negócios devem estar cientes das vantagens que esse sistema de normas e condutas pode oferecer para uma empresa. Só assim poderão usufruir de tais benefícios para o sucesso da empresa no longo prazo. Acompanhe a seguir os principais ganhos que uma organização pode obter ao implantar práticas de governança corporativa!

Confiabilidade no ambiente de negócios

No caso das empresas de um único proprietário, não há mistério: é ele o responsável por ditar os rumos do empreendimento — como estratégias, ramos de atuação, missão, visão e valores institucionais. A situação é semelhante no caso das companhias familiares de pequeno porte, já que boa parte das decisões está restrita a um pequeno grupo de pessoas.

Contudo, quando se trata de uma empresa com vários acionistas, como as sociedades anônimas, os interesses do fundador ou do controlador do negócio nem sempre estão alinhados às expectativas dos demais sócios. Nesse contexto, a governança corporativa possibilita que haja maior confiabilidade na gestão empresarial, pois normas de conduta e práticas previamente estabelecidas com o consentimento dos envolvidos no negócio criam um ambiente de certa previsibilidade quanto aos rumos da companhia. Assim é possível evitar surpresas negativas na condução administrativa, que podem levar à insegurança jurídica e à instabilidade financeira.

Priorização dos interesses da companhia

Um gestor não pode somente saber o que é governança corporativa, devendo, acima de tudo, aplicar as boas práticas no dia a dia da empresa. Caso contrário, pode ferir alguns princípios básicos da governança, como a responsabilidade corporativa. As pessoas e os grupos ligados ao negócio devem ter em mente que a empresa está em primeiro lugar. Logo, interesses individuais devem ser preteridos em nome da permanência da organização no mercado, com o desempenho satisfatório.

Para colocar a governança corporativa em prática, muitas companhias elaboram códigos ou manuais. Em alguns casos, o conselho de administração da empresa tem o papel de ser o guardião das normas estabelecidas. Em outros, porém, existe um comitê que presta assessoria ao conselho. Seja qual for a situação, para terem efetividade, os mecanismos de governança corporativa devem dar condições para que os interessados na gestão do negócio possam obter informações precisas acerca dos rumos da empresa.

Resolução ágil de conflitos

Tudo bem que divergências podem ser prejudiciais nos mais variados contextos, mas, no mundo corporativo, podem gerar profundos resultados negativos para a companhia. Não faltam, no decorrer da história, casos de disputa de poder em organizações que levaram a sérios problemas na gestão do negócio.

Se, por um lado, saber o que é governança corporativa pode ser útil para o gestor ou o profissional lidar com situações já concretizadas, por outro, tal conhecimento também contribui para a prevenção de conflitos. Quando um código de governança corporativo define previamente padrões de ação para o quadro de pessoal da organização, bem como eventuais punições, por exemplo, fica mais fácil prevenir fatos danosos ao negócio.

Atração de investimentos

Cada vez mais investidores sabem o que é governança corporativa e os benefícios que ela proporciona. Hoje em dia, portanto, uma empresa que valoriza os princípios da transparência, da equidade, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa transmite maior segurança para o investidor.

Não é à toa que a bolsa de valores brasileira possui diversos segmentos de listagem de empresas conforme o grau de governança corporativa adotado. O chamado Novo mercado, por exemplo, reúne as companhias que seguem os mais avançados padrões desse tipo de governança. Como consequência, passam a ser vistas com bons olhos pelos investidores.




UFSC perde posição em ranking internacional de universidades


Quiksilver desembarca em Florianópolis com sua primeira unidade


BRDE homenageia empresas de TI do Oeste


Comércio recupera confiança do consumidor

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado



Patrocinado
Patrocinado


Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |
<—HiFRITZ—> <—HiFRITZ—>