Gestão | Publicado em: 27/10/2017 11:00:00

Após três anos da promulgação da Lei Anticorrupção, que pune empresas por manobras ilícitas, a maioria das companhias brasileiras ainda apresentam baixo movimento para implementar controles rígidos de combate à corrupção e fraudes, segundo a constatação da última pesquisa  "Nível de maturidade de compliance das organizações brasileiras", realizada pela Protiviti, com 1417 participações.

A pesquisa revela os seguintes pontos: 

  1. Apenas 4% das organizações realizam um programa de compliance (que significa é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos), efetivo seguindo as principais diretrizes nacionais e internacionais.

  2. 45% destas organizações ainda estão com o nível de compliance baixo, em extrema situação de exposição à riscos de corrupção.

  3. Dentre as razões da baixa aderência apontadas pelas empresas estão fatores como o desconhecimento de metodologias aplicáveis de compliance, a falta de conhecimento interno para garantir o cumprimento das leis que envolvem governança corporativa e a limitação orçamentária.

  4. Somente 34% das instituições analisadas já mapearam os riscos de exposição depois da regulamentação da Lei Anticorrupção no País.

  5. Apenas 36% adotaram processos de análise de terceiros para identificar os eventuais riscos vindos de prestadores de serviços ou parceiros de negócios externos.

  6. 38% das empresas ouvidas para a pesquisa disseram que promoveram no último ano práticas de compliance somente por meio de treinamentos ou comunicados gerais.

  7. Houve um aumento de 81% pelo interesse no tema compliance em relação ao levantamento de 2016

  8. 66% das companhias disponibilizam um canal de denúncia como ponto de interação para os colaboradores relatarem atos ilícitos dentro da companhia

  9. O código de conduta é usado por 65% das instituições, uma vez que diversas empresas já possuíam este elemento, em decorrência de movimentos anteriores como, por exemplo, a Lei SOX, governança corporativa, gestão da ética manual de políticas e procedimentos internos próprios, implementado por 64% das companhias – no entanto, destas empresas, 49% afirmaram não possuir uma política específica sobre o tema "anticorrupção".

 

Para Yaniv Chor, líder da Prática de Riscos & Compliance da Protiviti, os números da pesquisa sinalizam que a situação ainda é preocupante devido à necessidade de melhorar a qualidade dos elementos existentes nas organizações.

"Muitas ações são realizadas de forma desordenada ou difusa nas empresas, sem uma estrutura adequada para consolidar ações e garantir a efetividade do programa", diz.

Os dados da pesquisa são originados do Portal de Compliance, um site no qual a Protiviti oferece às companhias a possibilidade de avaliarem gratuitamente seu nível de maturidade em Compliance e de aderência a práticas de um programa de integridade.

Todas as empresas interessadas em avaliar sua situação em relação à exposição a riscos e seu grau de maturidade em compliance podem acessar o site AQUI

O infográfico com os principais destaques do estudo pode ser acessado através do LINK 

 

SOBRE A PROTIVITI

A Protiviti é uma empresa global de consultoria que ajuda empresas a resolverem problemas em finanças, tecnologia, operações, governança, risco e auditoria interna.

A companhia presta serviços para mais de 60% das empresas da Fortune 1000 e 35% da Fortune Global 500.

A Protiviti e suas firmas-membro independentes prestam serviços aos clientes por meio de uma rede de mais de 70 escritórios em mais de 20 países, contando com mais de 4.500 profissionais em todo o mundo.

No Brasil a empresa está presente desde 2006.




Excelência SC promove seminário sobre qualidade e gestão
UniSociesc abre matrículas para Escola Internacional em Blumenau
Comper e Tirol são destacadas no Top of Mind Nacional
Sistema Cecred quer chegar a mais de 1 milhão de cooperados até 2020
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado



Patrocinado


Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |