Logística | Publicado em: 06/04/2017 19:46:00

Encontro debaterá o suprimento para a Região Sul e Mato Grosso do Sul e contará também com a presença de especialistas e das distribuidoras

O setor de gás natural vive um momento de transição, com a Petrobras reduzindo sua participação em diversos segmentos da cadeia e com a proximidade do fim do contrato de importação do insumo da Bolívia.

Essa é uma das razões para a relevância do encontro do International Gas Union (IGU), entidade máxima do gás natural no mundo, que será realizado em Florianópolis entre os dias 20 e 23 de maio. O encontro do IGU reunirá cerca de 50 profissionais de quase 30 países para discutir a aplicação do gás para o cliente final e mais de 200 autoridades e técnicos do Brasil.

Entre as autoridades confirmadas para o evento está o Secretário Executivo de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix Carvalho Bezerra.

A Bolívia, uma das principais interessadas em discutir o suprimento de gás para a região, também confirma a presença do Ministro de Hidrocarbonetos, Luis Alberto Sánchez Fernández, e do Embaixador da Bolívia no Brasil, Pablo Ezedin Alarcón Prado.

Para Márcio Félix, que fará a abertura do evento, as ações da região Sul e do Estado do Mato Grosso do Sul para ampliar a infraestrutura para absorver a oferta e atender a demanda, o desenvolvimento do mercado do gás e a criação de novas alternativas de suprimento devem estar integradas com o setor energético e com países vizinhos, tais como Argentina e Uruguai.

“O evento será uma oportunidade de integrar essas ações com as distribuidoras, o mercado e os governos e até mesmo o setor elétrico. O Sul tem a maior oportunidade na área do gás em razão da sua posição geográfica”, explica.

O presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, comemora a escolha de Florianópolis como a cidade sede do encontro que terá a coordenação do governo catarinense.

”Santa Catarina é um estado de destaque no setor energético. Temos o terceiro principal mercado de gás natural do país e um forte viés voltado para inovação de aplicações do insumo. Estamos felizes com a escolha e faremos desses dias de discussões e aprendizado mais uma oportunidade para estudarmos nossos processos e melhorarmos nossos serviços aos consumidores catarinenses, visando à universalização do uso do gás natural".

Indicado pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás (Abegás) para ser membro do IGU, o engenheiro e assessor de segurança, meio ambiente e saúde da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, valoriza a oportunidade de estar sempre em contato com técnicos de ponta da área de gás natural.

“O fato de participarmos das reuniões permite o contato com players e gestores importantes, o que rende aprendizado, troca de experiências e parcerias vantajosas, sempre visando o desenvolvimento do mercado com uma energia limpa e de qualidade.”

Bolívia

Em fevereiro, a Petrobras anunciou que pode cortar a importação de gás boliviano para 45% do total contratado. O fim do contrato entre Petrobras e Bolívia será em 2019 e isto abre a possibilidade de os estados do Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul se unirem para negociar a compra de gás natural diretamente com o governo boliviano.

O embaixador da Bolívia no Brasil confirmou a presença de autoridades bolivianas e ressaltou a importância da participação do país no evento.

"Valorizamos o diálogo com nosso principal mercado consumidor e aproveitaremos a presença em Santa Catarina para estreitar outras relações comerciais com a região".




Liminar permite que associados à ACII prossigam com atividades no Porto de Itajaí


DC Logistics Brasil recebe seis troféus no Prêmio Infraero de Eficiência Logística 2017


Porto de Imbituba inicia 2ª etapa da manutenção das vias internas


Brasil Atacadista inaugura loja em Florianópolis

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |