| Publicado em: 25/10/2017 19:00:00

Com o objetivo de reunir informações relevantes para os profissionais de trade marketing e traçar um panorama do setor no Brasil, o Clube do Trade divulgou os resultados da maior pesquisa brasileira na área: a Trade Insight.

O levantamento contou com 470 entrevistados de todo o país, representando indústrias, agências, varejo, distribuidores e atacadistas.

O trade marketing é uma área estratégica para o mercado, tanto para os profissionais que atuam na interação entre marketing e vendas quanto para as empresas que buscam manter a competitividade a partir de ações no ponto de venda.

“O segmento ainda é recente no Brasil e demanda dados e referências para sua execução e planejamento. A área está amadurecendo e ganhando experiência, levando os profissionais a conhecerem as ações de forma mais abrangente e, ao mesmo tempo, criando novas necessidades de estratégias e soluções”, afirma Guilherme Coan, CSO da Involves, empresa de Florianópolis que criou o Clube do Trade.

 

DADOS DA PESQUISA

  1. Entre os respondentes da pesquisa, 50% já trabalham na área há mais de cinco anos e 46% atuam diretamente em departamentos específicos de trade marketing, enquanto 22% estão integrados a áreas de Marketing e 20% à equipe comercial.

  2. Apesar dos desafios nas áreas de gestão e análise dos canais de vendas, 23% das empresas participantes ainda não utilizam ferramentas para gestão de equipe de campo.

  3. Sobre as atribuições do setor, 34% das empresas com até um ano de trade se dedicam apenas a gerir equipe de promotores.

  4. empresas mais maduras conseguem se dedicar a desenvolver e apresentar planos para clientes (33%).

  5. A tecnologia, usada por 77% das empresas pesquisadas, permite o reporte de toda a situação do ponto de venda em tempo real.

  6. Segmentos como o de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Perecíveis e Limpeza estão entre os que mais contam com estruturas de trade marketing.

  7. Entre todos os setores identificados, ainda há predomínio dos homens entre os profissionais (56%).

  8. A maioria dos participantes atua em áreas de execução.

  9. Coordenadores, supervisores e analistas representam 52% do público da pesquisa e 13% são promotores.

  10. Em 66% das empresas entrevistadas, o Trade Marketing já conta com um departamento específico, o que mostra o reconhecimento da área por parte dos decisores enquanto ação de inteligência para melhoria do percurso de um produto e de seus resultados. 

  11. O principal ponto de aperfeiçoamento alcançado através do trade é a redução de ruptura e estoque virtual (32%), seguido pelo aumento da margem por categoria e canal (24%) e cumprimento do planograma (19%).

  12.  61% das empresas pretendem aumentar a equipe de trade e 32% pretendem mantê-la como está, sendo que 52% trabalham com equipes próprias, contra 27% de terceirização.

 

TRADE INSIGHT

A pesquisa foi aplicada durante os meses de maio e junho de 2017 e teve os primeiros resultados divulgados durante o Agile Experience, maior evento de trade marketing do país, que aconteceu em setembro, em Florianópolis/SC. Iniciativa da empresa de tecnologia Involves, a Trade Insight foi coordenada pelo Clube do Trade, um portal especializado, que produz e transmite conteúdos de trade marketing visando fortalecer e aquecer o mercado.

“Entender e estruturar o trade em uma empresa demanda conhecimento da área e entendimento de como funcionam as ações comerciais e de marketing. É essa a intenção do Clube do Trade a partir da pesquisa: mostrar a complexidade do segmento e levantar ideias para solucionar os desafios vivenciados por quem atua na área”, afirma Guilherme. A perspectiva é repetir a aplicação da pesquisa anualmente, buscando avaliar e comparar a evolução do segmento ao longo do tempo.

O relatório consolidado da Trade Insight 2017 está disponível para download pelo Clube do Trade.



ACIBr Jovem promove Ciclo de Palestras Inova Week
Inscrições para Concurso Universitário de Negócios Inovadores estão abertas
Feira do setor calçadista traz mais de mil lojistas a Santa Catarina
Marcas querem expandir para Santa Catarina
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |