Marketing | Publicado em: 25/10/2017 19:00:00

Com o objetivo de reunir informações relevantes para os profissionais de trade marketing e traçar um panorama do setor no Brasil, o Clube do Trade divulgou os resultados da maior pesquisa brasileira na área: a Trade Insight.

O levantamento contou com 470 entrevistados de todo o país, representando indústrias, agências, varejo, distribuidores e atacadistas.

O trade marketing é uma área estratégica para o mercado, tanto para os profissionais que atuam na interação entre marketing e vendas quanto para as empresas que buscam manter a competitividade a partir de ações no ponto de venda.

“O segmento ainda é recente no Brasil e demanda dados e referências para sua execução e planejamento. A área está amadurecendo e ganhando experiência, levando os profissionais a conhecerem as ações de forma mais abrangente e, ao mesmo tempo, criando novas necessidades de estratégias e soluções”, afirma Guilherme Coan, CSO da Involves, empresa de Florianópolis que criou o Clube do Trade.

 

DADOS DA PESQUISA

  1. Entre os respondentes da pesquisa, 50% já trabalham na área há mais de cinco anos e 46% atuam diretamente em departamentos específicos de trade marketing, enquanto 22% estão integrados a áreas de Marketing e 20% à equipe comercial.

  2. Apesar dos desafios nas áreas de gestão e análise dos canais de vendas, 23% das empresas participantes ainda não utilizam ferramentas para gestão de equipe de campo.

  3. Sobre as atribuições do setor, 34% das empresas com até um ano de trade se dedicam apenas a gerir equipe de promotores.

  4. empresas mais maduras conseguem se dedicar a desenvolver e apresentar planos para clientes (33%).

  5. A tecnologia, usada por 77% das empresas pesquisadas, permite o reporte de toda a situação do ponto de venda em tempo real.

  6. Segmentos como o de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Perecíveis e Limpeza estão entre os que mais contam com estruturas de trade marketing.

  7. Entre todos os setores identificados, ainda há predomínio dos homens entre os profissionais (56%).

  8. A maioria dos participantes atua em áreas de execução.

  9. Coordenadores, supervisores e analistas representam 52% do público da pesquisa e 13% são promotores.

  10. Em 66% das empresas entrevistadas, o Trade Marketing já conta com um departamento específico, o que mostra o reconhecimento da área por parte dos decisores enquanto ação de inteligência para melhoria do percurso de um produto e de seus resultados. 

  11. O principal ponto de aperfeiçoamento alcançado através do trade é a redução de ruptura e estoque virtual (32%), seguido pelo aumento da margem por categoria e canal (24%) e cumprimento do planograma (19%).

  12.  61% das empresas pretendem aumentar a equipe de trade e 32% pretendem mantê-la como está, sendo que 52% trabalham com equipes próprias, contra 27% de terceirização.

 

TRADE INSIGHT

A pesquisa foi aplicada durante os meses de maio e junho de 2017 e teve os primeiros resultados divulgados durante o Agile Experience, maior evento de trade marketing do país, que aconteceu em setembro, em Florianópolis/SC. Iniciativa da empresa de tecnologia Involves, a Trade Insight foi coordenada pelo Clube do Trade, um portal especializado, que produz e transmite conteúdos de trade marketing visando fortalecer e aquecer o mercado.

“Entender e estruturar o trade em uma empresa demanda conhecimento da área e entendimento de como funcionam as ações comerciais e de marketing. É essa a intenção do Clube do Trade a partir da pesquisa: mostrar a complexidade do segmento e levantar ideias para solucionar os desafios vivenciados por quem atua na área”, afirma Guilherme. A perspectiva é repetir a aplicação da pesquisa anualmente, buscando avaliar e comparar a evolução do segmento ao longo do tempo.

O relatório consolidado da Trade Insight 2017 está disponível para download pelo Clube do Trade.




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