Tecnologia | Publicado em: 29/06/2017 07:45:00

Otimizar processos e conquistar eficiência operacional, por meio da integração entre tecnologias de operação (OT) e tecnologias de informação (IT).

Fazer parte da revolução tecnológica que vem transformando a manufatura mundial e conectando máquinas, conteúdos e pessoas, todos alinhados à evolução da indústria.

Esse debate sobre a Internet Industrial - prioritário em todo o mundo - será a pauta do 2º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Internet Industrial, a ABII, que acontecerá nos dias 3 e 4 de julho, no Campus da Indústria do Sistema FIEP, em Curitiba (PR).

METODOLOGIA DO TRABALHO REFERENCIADA
O surgimento da ABII foi inspirado no Industrial Internet Consortium (IIC), criado em 2014, nos Estados Unidos, pela IBM, GE e Intel.

Semelhante ao IIC, o funcionamento da ABII tem por base a formação de Grupos de Trabalho, os GTs, que definem ações e metas para tornar a Internet Industrial uma realidade no país.

A ABII ativou em seu 1º Encontro Nacional - que aconteceu no mês de abril, na Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica de São Caetano do Sul (SP) - o GT de Desenvolvimento de Negócios, o GT de Tecnologia e o GT de Marketing.

O GT de Desenvolvimento de Negócios planeja, faz a gestão e avalia os resultados produzidos pelos demais GTs, sob o ponto de vista da geração de negócios e da proposta de valor para potenciais clientes. 

O GT de Tecnologia identifica os gaps tecnológicos, define e desenvolve arquiteturas padronizadas por organizações internacionais e avalia tecnologias relevantes para o aperfeiçoamento da Internet Industrial no Brasil.

O GT de Marketing posiciona a ABII como uma comunidade que promove inovação, desenvolve e comunica conteúdo relevante para o segmento, estimulando o engajamento do associado e a atração de novos integrantes.

Durante o 2º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Internet Industrial esses GTs que já iniciaram seus trabalhos apresentarão suas ações e entregáveis definidos no 1º Encontro e planejarão o próximo trimestre.

Além disso, três novos GTs serão ativados. O GT de Segurança, o GT Testbeds e o GT de RH-Educação.

Eles terão seus integrantes indicados pelas empresas associadas, elegerão seus líderes e definirão seu planejamento, entregáveis, metas e cronograma.

O GT de Segurança terá o papel de definir a estrutura a ser aplicada em toda tecnologia adotada pela ABII, estabelecer as melhores práticas, identificar ameaças e recomendações necessárias para garantir a segurança das tecnologias existentes. O GT Testbeds vem com o objetivo de orientar a elaboração e coletar ideias para acelerar a criação de testbeds (experimentos) para a Internet Industrial. O GT de RH-Educação vai atuar junto às instituições de ensino e empresas para a capacitação de profissionais alinhados às tendências tecnológicas que a Internet Industrial traz para os ambientes de trabalho e arranjos colaborativos.

AGENDA INTERNACIONAL
José Rizzo
, Presidente da ABII, vai compartilhar sua experiência ao apresentar a ABII durante o Encontro Trimestral do Industrial Internet Consortium (IIC), que aconteceu entre 12 e 15 de junho, em Berlim, na Alemanha.

O grupo também terá a oportunidade de acompanhar palestras de profissionais renomados nacional e internacionalmente.

TRABALHO FOCADO NA EVOLUÇÃO DA INTERNET INDUSTRIAL NO BRASIL
A programação anual da ABII prevê quatro Encontros Nacionais. Neste mês de abril, aconteceu o primeiro, em São Caetano do Sul (SP); o segundo acontecerá entre os dias 3 e 4 de julho, em Curitiba (PR); em setembro, o 3º Encontro Nacional da ABII será no Rio de Janeiro (RJ) e, em dezembro, em Florianópolis.

Eles acontecem sempre em diferentes cidades brasileiras, de onde integrantes da ABII têm a oportunidade de acompanhar e debater as mais recentes informações da Internet Industrial no mundo, as ações e entregáveis da ABII, além de apresentar mais fortemente os objetivos da associação para profissionais e empresários daquela região.

SOBRE A ABII
A Associação Brasileira de Internet Industrial, ABII, oficializada em agosto de 2016, em Joinville (SC), atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial no Brasil. 

Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais e a realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovação.

INFORMAÇÕES
O que: 2º Encontro Nacional Associação Brasileira de Internet Industria
Quando: 3 e 4 de julho de 2017
Onde: Curitiba (PR)
Campus da Indústria do Sistema FIEP - Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico.
Alexandre D’Angelo pelo e-mail dangelo@abii.com.br | Telefone 47 3025.9072

 




Teclógica lança nova versão de solução para comunicação corporativa


Santa Catarina será o primeiro estado a receber o programa Internet para Todos


Engineering Brasil integra projeto Ítalo-Brasileiro de inovação tecnológica


Método de gestão do Google ajudam no crescimento de startups de Santa Catarina

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |