Tecnologia | Publicado em: 29/06/2017 07:45:00

Otimizar processos e conquistar eficiência operacional, por meio da integração entre tecnologias de operação (OT) e tecnologias de informação (IT).

Fazer parte da revolução tecnológica que vem transformando a manufatura mundial e conectando máquinas, conteúdos e pessoas, todos alinhados à evolução da indústria.

Esse debate sobre a Internet Industrial - prioritário em todo o mundo - será a pauta do 2º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Internet Industrial, a ABII, que acontecerá nos dias 3 e 4 de julho, no Campus da Indústria do Sistema FIEP, em Curitiba (PR).

METODOLOGIA DO TRABALHO REFERENCIADA
O surgimento da ABII foi inspirado no Industrial Internet Consortium (IIC), criado em 2014, nos Estados Unidos, pela IBM, GE e Intel.

Semelhante ao IIC, o funcionamento da ABII tem por base a formação de Grupos de Trabalho, os GTs, que definem ações e metas para tornar a Internet Industrial uma realidade no país.

A ABII ativou em seu 1º Encontro Nacional - que aconteceu no mês de abril, na Faculdade Senai de Tecnologia Mecatrônica de São Caetano do Sul (SP) - o GT de Desenvolvimento de Negócios, o GT de Tecnologia e o GT de Marketing.

O GT de Desenvolvimento de Negócios planeja, faz a gestão e avalia os resultados produzidos pelos demais GTs, sob o ponto de vista da geração de negócios e da proposta de valor para potenciais clientes. 

O GT de Tecnologia identifica os gaps tecnológicos, define e desenvolve arquiteturas padronizadas por organizações internacionais e avalia tecnologias relevantes para o aperfeiçoamento da Internet Industrial no Brasil.

O GT de Marketing posiciona a ABII como uma comunidade que promove inovação, desenvolve e comunica conteúdo relevante para o segmento, estimulando o engajamento do associado e a atração de novos integrantes.

Durante o 2º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Internet Industrial esses GTs que já iniciaram seus trabalhos apresentarão suas ações e entregáveis definidos no 1º Encontro e planejarão o próximo trimestre.

Além disso, três novos GTs serão ativados. O GT de Segurança, o GT Testbeds e o GT de RH-Educação.

Eles terão seus integrantes indicados pelas empresas associadas, elegerão seus líderes e definirão seu planejamento, entregáveis, metas e cronograma.

O GT de Segurança terá o papel de definir a estrutura a ser aplicada em toda tecnologia adotada pela ABII, estabelecer as melhores práticas, identificar ameaças e recomendações necessárias para garantir a segurança das tecnologias existentes. O GT Testbeds vem com o objetivo de orientar a elaboração e coletar ideias para acelerar a criação de testbeds (experimentos) para a Internet Industrial. O GT de RH-Educação vai atuar junto às instituições de ensino e empresas para a capacitação de profissionais alinhados às tendências tecnológicas que a Internet Industrial traz para os ambientes de trabalho e arranjos colaborativos.

AGENDA INTERNACIONAL
José Rizzo
, Presidente da ABII, vai compartilhar sua experiência ao apresentar a ABII durante o Encontro Trimestral do Industrial Internet Consortium (IIC), que aconteceu entre 12 e 15 de junho, em Berlim, na Alemanha.

O grupo também terá a oportunidade de acompanhar palestras de profissionais renomados nacional e internacionalmente.

TRABALHO FOCADO NA EVOLUÇÃO DA INTERNET INDUSTRIAL NO BRASIL
A programação anual da ABII prevê quatro Encontros Nacionais. Neste mês de abril, aconteceu o primeiro, em São Caetano do Sul (SP); o segundo acontecerá entre os dias 3 e 4 de julho, em Curitiba (PR); em setembro, o 3º Encontro Nacional da ABII será no Rio de Janeiro (RJ) e, em dezembro, em Florianópolis.

Eles acontecem sempre em diferentes cidades brasileiras, de onde integrantes da ABII têm a oportunidade de acompanhar e debater as mais recentes informações da Internet Industrial no mundo, as ações e entregáveis da ABII, além de apresentar mais fortemente os objetivos da associação para profissionais e empresários daquela região.

SOBRE A ABII
A Associação Brasileira de Internet Industrial, ABII, oficializada em agosto de 2016, em Joinville (SC), atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial no Brasil. 

Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais e a realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovação.

INFORMAÇÕES
O que: 2º Encontro Nacional Associação Brasileira de Internet Industria
Quando: 3 e 4 de julho de 2017
Onde: Curitiba (PR)
Campus da Indústria do Sistema FIEP - Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico.
Alexandre D’Angelo pelo e-mail dangelo@abii.com.br | Telefone 47 3025.9072

 




É preciso ter um olho no consumidor e outro na tecnologia


ExpoInovação aborda Nova Economia, Empreendedorismo e Cidades Inteligentes


SoftExpert​ presente n​o ​​14​​º​ Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-RS


Docol otimiza custos e melhora produtividade com nuvem

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |
<—HiFRITZ—> <—HiFRITZ—>