| Publicado em: 26/09/2017 12:45:00

Dentro da missão de desenvolver empresas e empreendedores, a incubadora MIDI Tecnológico, fundada e mantida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e pelo Sebrae/SC, oferece a técnica de coach às startups incubadas.

O programa  é executado por Fuad Apene Júnior, da Idecoh (Instituto de Desenvolvimento da Consciência Organizacional e Humana), e também consultor do MIDI.

A instituição é uma das incubadoras pioneiras a ter um coach entre seus consultores. Há quatro anos, quando o MIDI estava começando, era necessário evidenciar os benefícios trazidos pelo coaching. Atualmente, os empreendedores entendem a importância desse programa, e desde o primeiro dia na incubadora iniciam o processo de crescimento pessoal.

Todas as startups do MIDI recebem a consultoria que auxilia no desenvolvimento humano e organizacional do empreendedor, e consequentemente, na melhoria dos resultados das empresas.

A técnica de coaching é baseada no aprimoramento de três pilares: desenvolvimento pessoal, liderança consciente e gestão de pessoas. Fuad destaca que o diferencial de trabalhar com startups é desenvolver o posicionamento, gerir o controle de ansiedade e desfazer crenças limitantes. "O auto-conhecimento  também precisa ser incentivado para que os integrantes das startups possam desenvolver todos seus potenciais, em diversas áreas. A inteligência emocional e adaptabilidade integram também as características que são trabalhadas com o coaching."

Mesmo em estágio inicial, as empresas nascentes em tecnologia podem se beneficiar com o treinamento. Para Kamila Bittarello, coordenadora técnica do MIDI, este aprendizado pode impactar diretamente no futuro das empresas: "Fomentando e transformando as ideias dos empreendedores já no início da jornada, conseguimos, consequentemente, desenvolver negócios conscientes e de alto impacto. O coaching auxilia no desenvolvimento de um mindset de crescimento, mudanças de comportamento, aperfeiçoamento de competências, descoberta do propósito e principalmente na melhoria do papel de liderança. No âmbito das equipes, busca-se uma coesão de grupo, engajamento dos times e ganhos em resultados para a empresa."

Mateus Bodanese, CEO da incubada myTapp, buscou no coaching auxílio para o alinhamento entre gestores e colaboradores da empresa. Com o compartilhamento das expectativas e o aprimoramento das habilidades individuais, os resultados já começaram a aparecer em forma de maior eficiência. "Iniciamos o processo apenas com os sócios e depois estendemos para toda a equipe. A ideia é que todos estejam com os valores alinhados e trabalhem visando um mesmo objetivo", destaca Mateus.

Urgel Augustin, CEO da KRP Diem, compartilha da opinião de Mateus. Para ele, o processo de coaching tem ajudado a incubada a aprimorar as áreas de liderança, negociação, estratégia e nos planos de ação. "Com o apoio do coach adquirimos mais segurança e abrimos os olhos para novas oportunidades", complementa.

 

SOBRE O MIDI

Selecionado quatro vezes como melhor incubadora do país pela Anprotec, o MIDI Tecnológico já ajudou no desenvolvimento de 112 empresas de tecnologia na Grande Florianópolis, o que representa cerca de 14% dos empreendimentos do setor na região. Por meio das mentorias e capacitações que oferece, a incubadora se preocupa há 19 anos em desenvolver ideias de negócios inovadores e empreendedores.

O método utilizado ainda compreende aproximação com o mercado, investidores e empresários o que ajuda na validação do negócio, mandando para o mercado empresas com alto potencial de desenvolvimento: cerca de 85% dos negócios iniciados no MIDI ainda estão em funcionamento.



Segundo lote do Startup SC Summit encerra hoje
Fintech que cresce mais de 220% ao ano procura parceiros
Inscrições abertas para curso gratuito de programação em Florianópolis
Blumenau sedia Seminário Catarinense de Comércio Eletrônico 2018
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |