Tecnologia | Publicado em: 26/09/2017 12:45:00

Dentro da missão de desenvolver empresas e empreendedores, a incubadora MIDI Tecnológico, fundada e mantida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e pelo Sebrae/SC, oferece a técnica de coach às startups incubadas.

O programa  é executado por Fuad Apene Júnior, da Idecoh (Instituto de Desenvolvimento da Consciência Organizacional e Humana), e também consultor do MIDI.

A instituição é uma das incubadoras pioneiras a ter um coach entre seus consultores. Há quatro anos, quando o MIDI estava começando, era necessário evidenciar os benefícios trazidos pelo coaching. Atualmente, os empreendedores entendem a importância desse programa, e desde o primeiro dia na incubadora iniciam o processo de crescimento pessoal.

Todas as startups do MIDI recebem a consultoria que auxilia no desenvolvimento humano e organizacional do empreendedor, e consequentemente, na melhoria dos resultados das empresas.

A técnica de coaching é baseada no aprimoramento de três pilares: desenvolvimento pessoal, liderança consciente e gestão de pessoas. Fuad destaca que o diferencial de trabalhar com startups é desenvolver o posicionamento, gerir o controle de ansiedade e desfazer crenças limitantes. "O auto-conhecimento  também precisa ser incentivado para que os integrantes das startups possam desenvolver todos seus potenciais, em diversas áreas. A inteligência emocional e adaptabilidade integram também as características que são trabalhadas com o coaching."

Mesmo em estágio inicial, as empresas nascentes em tecnologia podem se beneficiar com o treinamento. Para Kamila Bittarello, coordenadora técnica do MIDI, este aprendizado pode impactar diretamente no futuro das empresas: "Fomentando e transformando as ideias dos empreendedores já no início da jornada, conseguimos, consequentemente, desenvolver negócios conscientes e de alto impacto. O coaching auxilia no desenvolvimento de um mindset de crescimento, mudanças de comportamento, aperfeiçoamento de competências, descoberta do propósito e principalmente na melhoria do papel de liderança. No âmbito das equipes, busca-se uma coesão de grupo, engajamento dos times e ganhos em resultados para a empresa."

Mateus Bodanese, CEO da incubada myTapp, buscou no coaching auxílio para o alinhamento entre gestores e colaboradores da empresa. Com o compartilhamento das expectativas e o aprimoramento das habilidades individuais, os resultados já começaram a aparecer em forma de maior eficiência. "Iniciamos o processo apenas com os sócios e depois estendemos para toda a equipe. A ideia é que todos estejam com os valores alinhados e trabalhem visando um mesmo objetivo", destaca Mateus.

Urgel Augustin, CEO da KRP Diem, compartilha da opinião de Mateus. Para ele, o processo de coaching tem ajudado a incubada a aprimorar as áreas de liderança, negociação, estratégia e nos planos de ação. "Com o apoio do coach adquirimos mais segurança e abrimos os olhos para novas oportunidades", complementa.

 

SOBRE O MIDI

Selecionado quatro vezes como melhor incubadora do país pela Anprotec, o MIDI Tecnológico já ajudou no desenvolvimento de 112 empresas de tecnologia na Grande Florianópolis, o que representa cerca de 14% dos empreendimentos do setor na região. Por meio das mentorias e capacitações que oferece, a incubadora se preocupa há 19 anos em desenvolver ideias de negócios inovadores e empreendedores.

O método utilizado ainda compreende aproximação com o mercado, investidores e empresários o que ajuda na validação do negócio, mandando para o mercado empresas com alto potencial de desenvolvimento: cerca de 85% dos negócios iniciados no MIDI ainda estão em funcionamento.


Linha Direta

Idecoh
(47) 9651-8008
www.idecoh.com.br


Último Meetup Startup SC do ano discute as dificuldades no mercado de tecnologia
Aplicativo All Doctors chega a Santa Catarina
SerasaConsumidor abre 20 vagas para desenvolvedores em Blumenau
Startup de Jaraguá do Sul lança a "internet dos peixes"
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |