Cidades | Publicado em: 01/06/2017 15:00:00

O Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, lançará no dia 9 de junho, às 14h, o Portal Barcos do Brasil, plataforma que disponibilizará mais de 800 obras digitalmente, sendo a maioria delas de raridades sobre o patrimônio naval. O projeto foi financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através de convênio com a Associação dos Amigos do Museu do Mar, e contou com parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

A intenção da plataforma www.portalbarcosdobrasil.com.br é disponibilizar o acervo da Biblioteca Kelvin Duarte, que fica no Museu Nacional do Mar ao maior número de pesquisadores possível, promovendo acessibilidade e tornando a biblioteca uma referência nacional no tema, a fim de atender desde estudantes curiosos aos mais gabaritados especialistas. “Trata-se de uma fonte de informação fundamental para a pesquisa não só referente ao Brasil, mas também sobre a temática da navegação no mundo”, justifica a superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Janine Nizzola.

O acervo que está acessível no site reúne, além de livros, plantas, cartas náuticas e manuscritos. Grande parte do material se constitui em uma reunião de exemplares fora de circulação do mercado livreiro, edições esgotadas e de conteúdo preciosos, abordando assuntos que incluem história naval, modelismo, pesca, folclore, descrição de viagens, entre outros. Também é possível acessar imagens e informações sobre as embarcações que compõem o acervo expositivo do Museu Nacional do Mar, bem como as fichas do inventário completo da Coleção Alves Câmara. “Desta forma, o Museu cumpre com uma das suas principais premissas, que é estimular a pesquisa e assim garantir o seu caráter científico”, explica o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Os pesquisadores encontrarão no site publicações como Compendio del arte de navegar (Rodrigo de Zamorano, 1581) e Viagem do Paraguay ao Amazonas (Paulo Ehrenreich, 1853). Para facilitar o acesso ao usuário, as buscas das publicações poderão ser feitas segundo critérios de: comunidades e coleções; data do documento; autores; títulos; e assuntos.

Sobre o Museu Nacional do Mar

O Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul (SC) conta com um acervo de obras raras disponível na Biblioteca Kelvin Duarte, composto por cerca de 3 mil documentos de variados tipos - cartas náuticas, plantas de embarcações, documentos sobre engenharia naval, documentos da marinha portuguesa da época da colonização brasileira, entre outros documentos de valor histórico imensurável. Grande parte desse material é procurado por pesquisadores, alunos, especialistas da engenharia naval, historiadores e outros interessados nesse conhecimento.

A Biblioteca leva o nome de um dos maiores conhecedores e estudiosos do modelismo naval brasileiro, Kelvin Duarte. O especialista dedicou sua vida ao estudo da construção de miniaturas náuticas, além de ter reunido livros nacionais e internacionais sobre o assunto de raro valor comercial e intelectual, adquiridos pelo Museu do Mar.

Serviço:

Evento: Lançamento do Portal Barcos do Brasil
Data: 9 de junho de 2017, às 14h
Local: Museu Nacional do Mar (Rua Manoel Lourenço de Andrade, nº 133, Centro, São Francisco do Sul
Mais informações: www.portalbarcosdobrasil.com.br




Balneário Saboroso quebra recorde de vendas e se consolida como produto turístico de Santa Catarina


Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia debate Mobilidade Urbana em evento gratuito


Cesta básica apresenta alta de 1,46% em Itajaí


Jaguaruna Saneamento inaugura ETA que atende balneários Camacho e Garopaba do Sul

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |