Cidades | Publicado em: 14/07/2017 13:20:00

Estudar, planificar, estruturar e interagir Poder Público com empresários e empreendedores para fomentar o desenvolvimento econômico com talentos e capitais locais é o objetivo do programa Cidade Empreendedora lançado nesta semana em São José do Cedro, município do extremo oeste de Santa Catarina.

Resultado de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/SC, o lançamento do programa reuniu mais de uma centena de lideranças e foi prestigiado pelo prefeito Antônio Plínio de Castro Silva e seu secretariado e pelos diretores do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli (superintendente) e Sérgio Cardoso (administração e finanças).

Em uma detalhada preleção, o coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, explicitou o conjunto de 34 soluções previstas no pacote do programa Cidade Empreendedora para melhorar o ambiente de negócios e implantar um plano de desenvolvimento com a participação de todos os agentes econômicos locais – empresários, produtores rurais, microempresas – além de sindicatos, associações e entidades empresariais. 

Disse que São José do Cedro é um dos municípios com maior número de programas desenvolvidos pelo Sebrae/SC e tem mais de 700 microempreendedores individuais (MEIs) formalizados, o que demonstra o seu perfil empreendedor.

“As ações do programa serão desenvolvidas em 18 meses e iniciam com diagnóstico, alinhamento interno com a equipe da Administração municipal, divulgação do programa para a comunidade e uma ampla atuação da equipe de consultores”. Entre as linhas de ação programadas para a implantação de políticas de desenvolvimento estão a desburocratização, a Sala do Empreendedor, as compras governamentais, a gestão de projetos, a educação empreendedora, o levantamento de oportunidades de investimentos, planejamento estratégico para a gestão municipal, plano de desenvolvimento econômico, entre outros.

Entre as inovações que o programa pode trazer estão um plano de fomento à indústria de móveis e a instalação de uma incubadora. “O Cidade Empreendedora produzirá efeitos sociais e econômicos, como a redução do analfabetismo, melhoria do índice de desenvolvimento humano (IDH), aumento da oferta de emprego, aumento do nível de consumo e melhoria geral da qualidade de vida”, enfatizou Trennepohl.

 

VAZIO A PREENCHER

“Temos vários vazios a preencher e setores a dinamizar”, expôs o prefeito Antônio Plínio de Castro Silva ao destacar a vocação empreendedora do Município e a capacidade de trabalho e produção dos pequenos empresários e dos produtores rurais. Mencionou a importância da integração entre os agentes econômicos e a Administração municipal para o sucesso das ações que iniciarão a partir de agora. “Temos que dar o exemplo para o Brasil sair do atoleiro”, assinalou. O gestor municipal também abordou a importância da capacitação para o sucesso econômico, citando o programa QT Rural que tem o apoio das cooperativas e a metodologia do Sebrae.

O diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli focalizou as características de Santa Catarina como um Estado dinâmico que, com apenas 1,1% do território nacional e pouco mais de 6 milhões de habitantes, apresenta uma sólida cultura empresarial. Parte desse sucesso se deve ao fato de 99% das empresas serem de micro e pequeno porte.

“Legar um Estado melhor aos nossos descendentes é um dos compromissos do programa Cidade Empreendedora”. Sublinhou que São José do Cedro é um exemplo de comunidade de vanguarda para Santa Catarina e o Brasil.

Com cerca de 14 mil habitantes e um PIB (produto interno bruto) de 312,5 milhões de reais, São José do Cedro tem duas preponderantes atividades econômicas: bovinocultura de leite e produção de móveis. No extremo oeste quatro municípios aderiram ao projeto: Maravilha, Anchieta, Descanso e São José do Cedro.




Itapiranga adere ao Programa Cidade Empreendedora
Temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú começa na terça-feira
Casan conclui instalação de redes do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras
Timbó promove reunião para acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Econômico
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |