Entidades | Publicado em: 28/02/2017 07:39:00

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), iniciou nessa semana, em Chapecó, o treinamento dos prestadores de serviço em instrutoria que atuarão no programa de Fluxo de Caixa. 

A iniciativa é uma novidade promovida em parceria com o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina (SINDICARNE/SC) e a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV).

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta de gestão financeira que projeta todas as entradas e as saídas de recursos financeiros das propriedades. Durante o treinamento os prestadores de serviço em instrutoria trabalharam a metodologia do programa com foco no levantamento de dados das propriedades e a utilização adequada da planilha que abrigará todas as informações e possibilitará um acompanhamento.

As capacitações serão promovidas pelo Senar/SC e o material foi desenvolvido por um grupo de trabalho com representantes das agroindústrias associadas ao SINDICARNE/SC, ACAV e Sistema Faesc/Senar-SC. “A partir de um grupo de trabalho concluímos a necessidade de implantação dessa ferramenta. Estamos otimistas e acreditamos que ela vai gerar resultados positivos na gestão das propriedades catarinenses”, observou a coordenadora de projetos e representante do SINDICARNE/SC e ACAV, Cinthya Mônica da Silva Zanuzzi.

Segundo ela, também serão capacitados os extensionistas das agroindústrias que trabalham diretamente com os produtores. “É importante que eles também tenham conhecimento sobre a ferramenta para que possam auxiliar os produtores nas demandas necessárias e contribuir nesse controle financeiro”, complementou.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salientou que o objetivo principal é contribuir para uma gestão mais eficiente nas propriedades rurais do Estado. “Com essa ferramenta, os produtores terão clareza de todos os valores de entrada e saída de caixa e, assim, poderão fazer escolhas mais assertivas na aplicação desses recursos financeiros”. Zanluchi reforçou a importância de se administrar as propriedades com segurança. “Com este controle o produtor evitará desperdícios e poderá mensurar resultados a médio e longo prazo”. 

Também apoiam e participam dessa iniciativa o Sindicato Patronal dos Criadores de Aves do Estado de Santa Catarina (SINCRAVESC) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), representados na abertura do treinamento por seus presidentes Valdemar Kovaleski e Losivanio Luiz de Lorenzi.

Para Kovaleski essa é uma importante ação para a melhoria na gestão das propriedades de Santa Catarina. “Estamos juntos nessa iniciativa e temos certeza de que a união de forças fará o sucesso desse programa. Os maiores beneficiados serão os produtores rurais que além de gestão, terão uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, aumento na produtividade e rentabilidade”, observou.

O presidente da ACCS, reforçou o total apoio ao programa. “Nos preocupamos com o bem-estar dos nossos produtores rurais. Eles são os responsáveis pela produção de grande parte dos alimentos que chegam até a mesa dos consumidores e merecem o total apoio e suporte. A ACCS, assim como as demais entidades do agronegócio, está junto nesse programa que, sem dúvidas, trará melhorias para as propriedades”.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Ricardo Lunardi, o controle de fluxo de caixa é fundamental para o sucesso das propriedades rurais garantindo uma melhor eficiência na produção uma vez que prepara o empresário rural na tomada de decisões. “Após o levantamento desses números será possível identificar quais atividades estão gerando mais ou menos retorno para o produtor. Nós, enquanto Sindicato Rural, conseguiremos diagnosticar isso e colaborar com ações efetivas para melhorar o desempenho das propriedades”, afirmou.

O presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC e da Faesc, José Zeferino Pedrozo, apoia de forma incondicional a iniciativa. “Essa união das entidades proporcionará resultados positivos para os produtores que terão um maior controle financeiro e saberão como aplicar corretamente seus recursos sem desperdícios. Com certeza é um programa que dará bons frutos”, complementou Pedrozo.

A prestadora de serviço em instrutoria Ivania Begnini Zingler, atua no Senar/SC no Programa Empreendedor Rural (PER) e, a partir de agora, também assumirá o programa de Fluxo de Caixa. Para ela, essa é uma ferramenta que auxiliará muito em todos os treinamentos de gestão que o Senar/SC oferece. “Essa é uma necessidade que o produtor tem, alguns já fazem com outros softwares mais complicados, mas essa é uma ferramenta simples que será acessível e prática para todos”, observou Ivania.

Participaram da reunião pedagógica a técnica em atividades de formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, o supervisor do Senar/SC na região do Vale do Itajaí, Darci Aloisio Wolmann, o instrutor do treinamento Lorival Zanluchi, além dos prestadores de serviço em instrutoria das seguintes empresas: Evolução Treinamentos Ltda, Pensare Treinamento Profissional Ltda, Instrutec Instrutoria Técnica Ltda ME, Plantação Serviços de Agron. Ltda ME, Nova Era Consultoria e Treinamento Empresarial LTDA, Sp Consultoria Assessoria e Planejamento S/C Ltda, BN Treinamentos Ltda ME e Jamar Instrutoria Ltda ME.




Agricultores terão acesso ao Ensino à Distância gratuito
Projeto do MPSC é vencedor do Prêmio Innovare
Deputados aprovam projeto de lei que transforma Fatma em Instituto
Santa Catarina recebe o 1% do Fundo de Participação dos Municípios
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |