Entidades | Publicado em: 28/02/2017 07:39:00

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), iniciou nessa semana, em Chapecó, o treinamento dos prestadores de serviço em instrutoria que atuarão no programa de Fluxo de Caixa. 

A iniciativa é uma novidade promovida em parceria com o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina (SINDICARNE/SC) e a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV).

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta de gestão financeira que projeta todas as entradas e as saídas de recursos financeiros das propriedades. Durante o treinamento os prestadores de serviço em instrutoria trabalharam a metodologia do programa com foco no levantamento de dados das propriedades e a utilização adequada da planilha que abrigará todas as informações e possibilitará um acompanhamento.

As capacitações serão promovidas pelo Senar/SC e o material foi desenvolvido por um grupo de trabalho com representantes das agroindústrias associadas ao SINDICARNE/SC, ACAV e Sistema Faesc/Senar-SC. “A partir de um grupo de trabalho concluímos a necessidade de implantação dessa ferramenta. Estamos otimistas e acreditamos que ela vai gerar resultados positivos na gestão das propriedades catarinenses”, observou a coordenadora de projetos e representante do SINDICARNE/SC e ACAV, Cinthya Mônica da Silva Zanuzzi.

Segundo ela, também serão capacitados os extensionistas das agroindústrias que trabalham diretamente com os produtores. “É importante que eles também tenham conhecimento sobre a ferramenta para que possam auxiliar os produtores nas demandas necessárias e contribuir nesse controle financeiro”, complementou.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salientou que o objetivo principal é contribuir para uma gestão mais eficiente nas propriedades rurais do Estado. “Com essa ferramenta, os produtores terão clareza de todos os valores de entrada e saída de caixa e, assim, poderão fazer escolhas mais assertivas na aplicação desses recursos financeiros”. Zanluchi reforçou a importância de se administrar as propriedades com segurança. “Com este controle o produtor evitará desperdícios e poderá mensurar resultados a médio e longo prazo”. 

Também apoiam e participam dessa iniciativa o Sindicato Patronal dos Criadores de Aves do Estado de Santa Catarina (SINCRAVESC) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), representados na abertura do treinamento por seus presidentes Valdemar Kovaleski e Losivanio Luiz de Lorenzi.

Para Kovaleski essa é uma importante ação para a melhoria na gestão das propriedades de Santa Catarina. “Estamos juntos nessa iniciativa e temos certeza de que a união de forças fará o sucesso desse programa. Os maiores beneficiados serão os produtores rurais que além de gestão, terão uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, aumento na produtividade e rentabilidade”, observou.

O presidente da ACCS, reforçou o total apoio ao programa. “Nos preocupamos com o bem-estar dos nossos produtores rurais. Eles são os responsáveis pela produção de grande parte dos alimentos que chegam até a mesa dos consumidores e merecem o total apoio e suporte. A ACCS, assim como as demais entidades do agronegócio, está junto nesse programa que, sem dúvidas, trará melhorias para as propriedades”.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Ricardo Lunardi, o controle de fluxo de caixa é fundamental para o sucesso das propriedades rurais garantindo uma melhor eficiência na produção uma vez que prepara o empresário rural na tomada de decisões. “Após o levantamento desses números será possível identificar quais atividades estão gerando mais ou menos retorno para o produtor. Nós, enquanto Sindicato Rural, conseguiremos diagnosticar isso e colaborar com ações efetivas para melhorar o desempenho das propriedades”, afirmou.

O presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC e da Faesc, José Zeferino Pedrozo, apoia de forma incondicional a iniciativa. “Essa união das entidades proporcionará resultados positivos para os produtores que terão um maior controle financeiro e saberão como aplicar corretamente seus recursos sem desperdícios. Com certeza é um programa que dará bons frutos”, complementou Pedrozo.

A prestadora de serviço em instrutoria Ivania Begnini Zingler, atua no Senar/SC no Programa Empreendedor Rural (PER) e, a partir de agora, também assumirá o programa de Fluxo de Caixa. Para ela, essa é uma ferramenta que auxiliará muito em todos os treinamentos de gestão que o Senar/SC oferece. “Essa é uma necessidade que o produtor tem, alguns já fazem com outros softwares mais complicados, mas essa é uma ferramenta simples que será acessível e prática para todos”, observou Ivania.

Participaram da reunião pedagógica a técnica em atividades de formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, o supervisor do Senar/SC na região do Vale do Itajaí, Darci Aloisio Wolmann, o instrutor do treinamento Lorival Zanluchi, além dos prestadores de serviço em instrutoria das seguintes empresas: Evolução Treinamentos Ltda, Pensare Treinamento Profissional Ltda, Instrutec Instrutoria Técnica Ltda ME, Plantação Serviços de Agron. Ltda ME, Nova Era Consultoria e Treinamento Empresarial LTDA, Sp Consultoria Assessoria e Planejamento S/C Ltda, BN Treinamentos Ltda ME e Jamar Instrutoria Ltda ME.




Sescon Blumenau promove 4ª Semana Fiscal em Blumenau
Balneário Camboriú terá seminário para empreendedor
Tecnologia faz custeio de estados cair, diz estudo
2ª edição da Rodada de Negócios da CDL Jovem Blumenau recebe 70 empresas
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |
<—HiFRITZ—> <—HiFRITZ—>