Entidades | Publicado em: 20/09/2017 12:45:00

Uma delegação de pesquisadores da Unisul, do Centro de Desenvolvimento Sustentável – Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens), participou da segunda edição do World Symposium on Climate Change Adaptation (Simpósio Mundial sobre Adaptação às Mudanças Climáticas) na Universidade de Coimbra (Portugal). 

Durante o Simpósio,  os pesquisadores apresentaram os resultados das pesquisas do Projeto Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica; complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil. 

A articulação reúne as universidades de Cambridge, no Reino Unido, e a Unisul. Este projeto conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK).

Os pesquisadores da Unisul apresentaram dois artigos: “Urban agriculture practices as initiatives for mitigation and adaptation to climate change: Possibilities for urban farms in a South American city” da autoria de Ana Valquiria Jonck, João Marcelo Pereira Ribeiro, Issa Ibrahim Berchin, Francesca Chaher Perini e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra. O segundo artigo intitulou-se:  “Environmental Justice and Climate Change Adaptation in the Context of Risk Society”, da autoria de Maria Eduarda Medeiros da Silveira, Sthefanie Aguiar da Silva, Solange Buchele de S. Thiago, Larissa Pereira Cipoli Ribeiro, Ana Clara Medeiros da Silveira, Jéssica Garcia e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

Nas atividades do Simpósio, o professor Baltazar Guerra foi membro do Comitê Científico do 2nd World Symposium on Climate Change Adaptation e Presidiu a Sessão Conjunta: Sessão Climate Change and Health; e  Climate Change Adaptation, Resilience Extreme Events/Climate Change and Disaster Risk Management.

Ao final do Simpósio, o artigo apresentado pelos pesquisadores da Unisul, intitulado: “Urban agriculture practices as initiatives for mitigation and adaptation to climate change: Possibilities for urban farms in a South American city” recebeu o Best Paper Award (prêmio de melhor artigo). 

Foi o único prêmio concedido para artigo de pesquisadores brasileiros neste simpósio.

A primeira autora deste trabalho, Ana Valquiria Jonck, acredita que este reconhecimento é fruto do trabalho dedicado e das pesquisas desenvolvidas no Greens:

“Estou muito feliz com esta conquista. Ir para o Segundo Simpósio Mundial para a Adaptação as Mudanças Climáticas na Universidade de Coimbra em Portugal junto do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (GREENS), foi uma oportunidade extremamente enriquecedora. Me proporcionou novas visões de mundo e sociedade, assim como abriu diversas oportunidades acadêmicas e profissionais. Pude representar meu país e minha universidade e por isso agradeço toda a preparação oferecida pela UNISUL, seu corpo docente e à confiança e incentivo depositado na pesquisa, algo que por meio desta experiência, posso comprovar que muda vidas e com certeza proporcionará um futuro melhor”.

A acadêmica de Relações Internacionais, Sthefanie Aguiar da Silva, destacou a importância do evento:

“O II Simpósio Mundial em Adaptação às Mudanças Climáticas foi um evento responsável pela troca de informação entre acadêmicos e professores de diversos países, com representação de todos os continentes, gerando uma discussão saudável e cheia de conhecimento sobre estratégias de adaptação às mudanças climáticas. A oportunidade de apresentar um artigo científico num evento de tamanha grandeza significou muito para mim, pela participação da discussão internacional sobre uma temática tão importante, podendo mostrar o resultado de um estudo que envolveu muita dedicação a outros pesquisadores renomados e também poder estar presente na apresentação de seus estudos”.

O Greens reúne mais de 20 pesquisadores, do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos da América. 

Eles vêm das seguintes Universidades: Unisul, UFSC, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Liverpool (Reino Unido) e as suas linhas de pesquisa são: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas desenvolvimento Sustentável, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Ambientais.

Representaram a Unisul neste evento os professores:

José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, coordenador e pesquisador do Greens e professor dos mestrados em Administração e Ciências do Ambiente

Issa Ibrahim Berchin, pesquisador do Greens e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul.

João Marcelo Pereira Ribeiro, pesquisador do Greens e mestre em Administração da Unisul.

Sthefanie Aguiar da Silva e Ana Valquiria Jonck, pesquisadoras do Greens e graduandas de Relações Internacionais da Unisul.




Sescon Blumenau promove 4ª Semana Fiscal em Blumenau
Balneário Camboriú terá seminário para empreendedor
Tecnologia faz custeio de estados cair, diz estudo
2ª edição da Rodada de Negócios da CDL Jovem Blumenau recebe 70 empresas
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |
<—HiFRITZ—> <—HiFRITZ—>