Carreiras | Publicado em: 19/04/2017 10:26:00

O caixa é o instrumento que dita a regra nas empresas, principalmente em épocas de escassez e baixa demanda, como a que vivemos na economia brasileira atual.

Entender de fato o “poder” de um caixa projetado, é o segredo que dará confiança para saber até que nível de risco suas apostas podem contribuir ou não para a sustentabilidade de seu negócio.

Para o economista Júlio Diniz Junior, as empresas brasileiras precisam investir com urgência em uma gestão efetiva dos recursos das empresas, que não pode se limitar a contas a pagar e contas a receber.

Nesta entrevista, o especialista e professor de Administração Financeira, Matemática Financeira e Contabilidade Societária, fala um pouco mais sobre a importância do fluxo de caixa para a sustentabilidade das empresas no atual cenário econômico brasileiro.

Confira!

- Como o senhor avalia o desempenho das empresas brasileiras com relação aos cuidados com fluxo de caixa?

Julio Diniz - O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão e, assim sendo, deve ser usado para identificar a geração de caixa nas operações da empresa, bem como em seus investimentos e financiamentos. Nesse aspecto da gestão e de análise do desempenho do fluxo de caixa, as empresas devem se apefeiçoar mais.
 - Qual a dificuldade das empresas em colocar em prática uma boa Gestão da Tesouraria?

Julio Diniz - Creio que nos últimos anos foram se acumulando obrigações para o profissional de tesouraria, que hoje precisa fazer uma efetiva gestão dos recursos da empresa e não mais somente pagar e receber. Hoje é necessário se ter a visão global do negócio, avaliar riscos, apresentar resultados, trabalhar em um cenário de taxas de juros elevadas e não dispor de fontes de recursos de longo prazo. Dessa forma, dificultou sobremaneira a atuação do profissional que precisa estar atento a todas essas situações.

- Por que é importante aprender sobre Gestão da Tesouraria nas empresas?
Julio Diniz - Porque é através da gestão de tesouraria que se aprende a otimizar os recursos da empresa e eliminar os desperdícios que, muitas vezes não são percebidos.

- Quais os riscos que uma empresa corre ao não investir em uma boa gestão da tesouraria?

Julio Diniz -  A empresa se torna vulnerável na sua administração de caixa. Tem que recorrer aos recursos de curto prazo, que têm custos muito altos, podendo levar a empresa a uma situação de extrema dificuldade.

- Quais as vantagens das empresas que estudam e aplicam os conhecimentos para obter uma boa gestão da tesouraria?
Julio Diniz -
A maior vantagem é conhecer o destino de cada centavo que entra e saido caixa da empresa.  Outra grande vantagem é perceber como se dá a tomada de decisão em finanças.

- Há carência de conhecimentos específicos nesta área? Explique.

Julio Diniz - Sim.  Existem situações onde o profissional de tesouraria não teve a formação e o treinamento adequado. Sem os conhecimentos específicos não se cria a sinergia necessária com a área comercial e administrativa, o que dificulta consequentemente a gestão financeira da empresa.

Se você deseja aprender a Gestão Ideal para o Fluxo de caixa da sua empresa, garanta a sua vaga no treinamento que o economista Julio Diniz vai ministrar na Apex Ensino no próximo dia 16 de maio.

Saiba mais AQUI.

(Informe comercial desenvolvido pela Apex Ensino)


Linha Direta

Apex Ensino
(47) 3037-5633
www.apexensino.com.br


Primeiro trimestre apresenta crescimento no número de empregos em SC
Certificação na língua inglesa pode auxiliar carreira
Coaching executivo auxilia profissionais que desejam alta performance
Cultura Organizacional: o que é, como se forma e meios de fortalecer
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |