Carreiras | Publicado em: 19/04/2017 10:26:00

O caixa é o instrumento que dita a regra nas empresas, principalmente em épocas de escassez e baixa demanda, como a que vivemos na economia brasileira atual.

Entender de fato o “poder” de um caixa projetado, é o segredo que dará confiança para saber até que nível de risco suas apostas podem contribuir ou não para a sustentabilidade de seu negócio.

Para o economista Júlio Diniz Junior, as empresas brasileiras precisam investir com urgência em uma gestão efetiva dos recursos das empresas, que não pode se limitar a contas a pagar e contas a receber.

Nesta entrevista, o especialista e professor de Administração Financeira, Matemática Financeira e Contabilidade Societária, fala um pouco mais sobre a importância do fluxo de caixa para a sustentabilidade das empresas no atual cenário econômico brasileiro.

Confira!

- Como o senhor avalia o desempenho das empresas brasileiras com relação aos cuidados com fluxo de caixa?

Julio Diniz - O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão e, assim sendo, deve ser usado para identificar a geração de caixa nas operações da empresa, bem como em seus investimentos e financiamentos. Nesse aspecto da gestão e de análise do desempenho do fluxo de caixa, as empresas devem se apefeiçoar mais.
 - Qual a dificuldade das empresas em colocar em prática uma boa Gestão da Tesouraria?

Julio Diniz - Creio que nos últimos anos foram se acumulando obrigações para o profissional de tesouraria, que hoje precisa fazer uma efetiva gestão dos recursos da empresa e não mais somente pagar e receber. Hoje é necessário se ter a visão global do negócio, avaliar riscos, apresentar resultados, trabalhar em um cenário de taxas de juros elevadas e não dispor de fontes de recursos de longo prazo. Dessa forma, dificultou sobremaneira a atuação do profissional que precisa estar atento a todas essas situações.

- Por que é importante aprender sobre Gestão da Tesouraria nas empresas?
Julio Diniz - Porque é através da gestão de tesouraria que se aprende a otimizar os recursos da empresa e eliminar os desperdícios que, muitas vezes não são percebidos.

- Quais os riscos que uma empresa corre ao não investir em uma boa gestão da tesouraria?

Julio Diniz -  A empresa se torna vulnerável na sua administração de caixa. Tem que recorrer aos recursos de curto prazo, que têm custos muito altos, podendo levar a empresa a uma situação de extrema dificuldade.

- Quais as vantagens das empresas que estudam e aplicam os conhecimentos para obter uma boa gestão da tesouraria?
Julio Diniz -
A maior vantagem é conhecer o destino de cada centavo que entra e saido caixa da empresa.  Outra grande vantagem é perceber como se dá a tomada de decisão em finanças.

- Há carência de conhecimentos específicos nesta área? Explique.

Julio Diniz - Sim.  Existem situações onde o profissional de tesouraria não teve a formação e o treinamento adequado. Sem os conhecimentos específicos não se cria a sinergia necessária com a área comercial e administrativa, o que dificulta consequentemente a gestão financeira da empresa.

Se você deseja aprender a Gestão Ideal para o Fluxo de caixa da sua empresa, garanta a sua vaga no treinamento que o economista Julio Diniz vai ministrar na Apex Ensino no próximo dia 16 de maio.

Saiba mais AQUI.

(Informe comercial desenvolvido pela Apex Ensino)


Linha Direta

Apex Ensino
(47) 3037-5633
www.apexensino.com.br


Concurso da Avantis oferece bolsas para graduação


Apex e Univali lançam Programa de Qualificação para Exportação


Senai de Brusque lança Ensino Médio Conecte


UniSociesc lança oficialmente sua nova marca

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado



Patrocinado
Patrocinado


Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |