Carreiras | Publicado em: 28/06/2017 08:30:00

Não importa em qual área você atua, se você recebe tarefas com prazos pré-estabelecidos, restrições de custos, e está ao lado ou à frente de uma equipe de trabalho para executá-las, então você precisa aprender estas técnicas que vão facilitar a sua rotina.

Separamos neste artigo algumas dicas que podem ser encontradas no Guia PMBOK®, elaborado pelo Project Management Institute (PMI) para as boas práticas da gestão de projetos, e que servem para os profissionais de todas as áreas de atuação. Afinal, se você tem uma tarefa com prazo e custos estabelecidos, você tem um projeto em mãos!

Então aproveite para aprender a executar suas tarefas com mais rapidez, eficiência e qualidade, alcançando melhores resultados para a sua organização. Confira!

APRENDA A PLANEJAR
Planejamento é essencial para que você possa acompanhar o trabalho da sua equipe e garantir que as tarefas sejam executadas dentro dos prazos e dentro dos custos pré-estabelecidos. Então, aprenda a planejar as suas atividades diárias. Crie o hábito de ter uma “To do list” e conferi-la todos os dias, para que nenhuma ação importante acabe sendo deixada para trás.

O Guia PMBOK apresenta um ciclo excelente para fazer esse planejamento. Conhecido mundialmente como PDCA – Plan, Do, Check, Act. Em português: Planejar, Executar, Verificar e Agir. Através desta forma de planejamento você conseguirá reduzir incertezas e obter o melhor rendimento das suas tarefas. 

SAIBA ANTECIPAR ERROS
Depois de planejar como sua tarefa será executada e após delegar as tarefas para cada membro da equipe, é importante pensar no que pode dar errado durante a execução das atividades e elaborar um plano de ação com soluções para lidar com tais problemas.

O Guia PMBOK oferece instruções precisas sobre riscos. É muito comum, por exemplo, que os investimentos financeiros para a tarefa sejam extrapolados, e a dica do Guia é sempre projetar um valor extra para imprevistos, evitando assim o risco de não ter recursos suficientes para finalizar a tarefa.

Independente dos fatores de risco observados, nunca deixe de monitorá-los. Crie opções para enfrentá-los, e deixe claro quais os impactos que eles podem gerar ao seu projeto e como você irá contornar estes impactos.

UTILIZE FERRAMENTAS QUE FACILITEM SEU TRABALHO
Planejar, executar e acompanhar o andamento das tarefas da sua equipe é algo que demanda tempo e muita atenção e dedicação. Para facilitar este monitoramento e controle é que existem ferramentas como o MS Project, e você pode aprender a usá-lo para tornar seu trabalho muito mais eficiente.

O MS Project gerencia três fatores de seu trabalho: tempo, recursos e escopo. Este gerenciamento ocorre de forma interdependente e está sempre aberto a alterações no decorrer do processo.

SAIBA SE COMUNICAR DE FORMA CLARA E CONCISA
A comunicação é a base do bom funcionamento de qualquer projeto ou tarefa executada por um grupo de pessoas. Saber explicar de forma clara o que a empresa ou o cliente espera da equipe e saber ouvir as demandas da equipe é essencial para o sucesso do projeto.

A gerência da comunicação é a sétima área estudada no Guia PMBOK® que afirma que a comunicação inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada.

Segundo o Guia, uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto.

Por isso é que saber se comunicar com sua equipe é essencial para alcançar os resultados esperados, dentro dos prazos e custos previstos, para a realização das suas tarefas.

A aplicação dos conhecimentos, habilidades, ferramentas, e técnicas adequadas podem resultar em um impacto super positivo para as suas tarefas. E se você tiver a oportunidade de colocar em prática estas dicas, verá que é possível monitorar suas tarefas com mais eficiência e assim garantir melhores resultados entre para sua equipe e para a sua organização.

E se você se interessou pelo assunto e está querendo saber um pouco mais sobre a Gestão de Projetos, recomendamos este artigo bacana sobre o assunto.Clique aqui.


Linha Direta

Apex Ensino
(47) 3037-5633
www.apexensino.com.br


Komprão Koch Atacadista abre 150 vagas de emprego em Itapema


ProWay abre turma do curso de Design Thinking


Social Good Brasil abre inscrições para Festival de inovação social


Projeto ensina programação de games para crianças e jovens

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |
<—HiFRITZ—> <—HiFRITZ—>