Veículos | Publicado em: 25/10/2016 16:30:00

Mercedes-Benz lança a décima geração do Mercedes Classe E. Com preço inicial de R$309.900 o modelo chega ao Brasil com sistema de condução semiautônoma de série em todas as versões.

É a tecnologia o grande destaque deste novo Classe E. O design segue a mesma escola dos recentes Classe C e S, com traseira caída que disfarça o terceiro volume. A mudança está nas dimensões: são 4,3 cm a mais no comprimento, totalizando 4,93 m, mas a distância entre-eixos cresceu mais que isso, resultando em 2,93 m.

O motor também é conhecido. O E250 usa o 2.0 turbo com injeção direta que gera 211 cv e competentes 35,7 mkgf de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos podem ser creditados ao torque e principalmente a nova transmissão automática de nove marchas. A tração é traseira.

Por sua vez, o interior é ideal para quatro passageiros viajarem com muito conforto, mas um quinto ocupante não poderia dizer o mesmo com o enorme túnel central (por onde passa o cardã que enviar a força do motor para as rodas traseiras) entre as pernas.

O E250 não tem quadro de instrumentos todo digital, mas a central multimídia Command retangular com tela de 12,3″, chama tanta atenção quanto as quatro saídas de ar centrais.

A interface da central está com usabilidade melhor do que em outros Mercedes. Além de ter a prática integração com Android Auto e Apple Car Play, agora é possível mudar a estação do rádio ou uma música em poucos segundos.

Como em outros carros da marca, troca-se as posições do câmbio na haste direita atrás do volante, onde seria o comando dos limpadores dos vidros.

Tecnologia

Tão conservador em tantos aspectos, o Mercedes Classe E sai na frente em seu segmento em matéria de tecnologia. Há sete sensores e radares e mais uma câmera estéreo (ou seja, duas câmeras que trabalham juntas para enxergar em três dimensões o que se passa à frente).

A fabricante alemã diz que isso basta para fazer do Classe E um carro autônomo, contudo, hoje ainda é necessária exigência de que o motorista mantenha as mãos no volante.

O sistema Drive Pilot, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que não apenas é capaz de manter o veículo à distância correta dos automóveis à frente como é capaz de segui-lo a uma velocidade de até 210 km/h (a máxima do modelo é limitada em 250 km/h).

Ele é capaz de interpretar curvas e fazê-las mesmo sem qualquer esforço do motorista no volante. O assistente de mudança de faixa involuntária também é capaz de acionar os freios caso o motorista não reaja aos alertas no volante.

Já o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), alerta o motorista em situações de colisão iminente e também pode parar o carro de forma autônoma.

Ele também pode parar o carro ao perceber que o motorista não desviou de um pedestre e, caso ele movimente o volante para desviar o veículo, calcula por conta própria o ângulo que deverá virar as rodas para que não haja um atropelamento.

Com tantos sensores, o Classe E se dá ao luxo de trocar as marchas por conta própria em seu sistema de estacionamento automático. O motorista precisa apenas dar o comando para que o carro estacione sozinho que o próprio carro é capaz de dar a seta sozinho. Também é possível escolher se o carro entrará de ré ou de frente.

Direção e Design

Sua direção elétrica tem peso correto (que aumenta quando em modo Sport) e surpreende pela precisão em curvas.

Ao mesmo tempo que é confortável ao passar por ruas de asfalto ruim, surpreende por não inclinar muito a carroceria em curvas. Isso muito tem a ver com o peso: são 1.615 kg.

São sistemas presentes em todas as versões, até mesmo na Avantgarde, de R$ 309.900. Esta é a que tem proposta mais esportiva, com grade de dois filetes e com o grande logotipo da marca em destaque, além da suspensão 1,5 cm mais baixa.

O interior também é diferenciado, com acabamento em alumínio. Já estão inclusos os faróis full-led, o ar-condicionado de três zonas, o teto solar e as rodas aro 18″.

Na versão Exclusive, que custa R$ 319.900, há pneus run flat e rodas aro 18″ exclusivas. Por fora, a grade muda e o logotipo da marca fica em destaque na ponta do capô, enquanto o interior recebe acabamento que imita madeira, relógio analógico no console e bancos e volante forrados de couro nappa.

Há ainda a versão Exclusive Launch Edition, limitada a 60 unidades que se diferem pelas rodas de 19 polegadas e pela iluminação ambiente do interior com 64 opções de cores. Custa R$ 325.900.

Fonte: Exame.com




Uber implanta categoria VIP em Florianópolis


DVA Veículos comemora 45 anos


Top Car promove Jaguar Night Experience em Blumenau


Crise no setor de vistoria veicular

Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |