Veículos | Publicado em: 01/04/2017 07:00:00

A Mitsubishi vai lançar um novo Pajero Dakar derivado da L200 Triton Sport. O flagrante foi feito pelo leitor Lindemberg Siqueira, em Ibiaí, no norte de Minas Gerais. Este SUV é um exemplar da terceira geração do modelo, que foi lançado com a picape em 2015, na Tailândia.

A picape chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2016 e o SUV ainda não tem data precisa de lançamento. Mas, segundo fontes, a estreia por aqui deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O SUV chega em boa hora para a marca, que passa por um processo de encolhimento no Brasil, com a redução da linha comercializada. O próprio Dakar saiu de cena, com esse nome, com o lançamento da picape Triton Sport. Em seu lugar ficou somente a versão chamada apenas Pajero.

Além desse, houve a aposentadoria do pequeno TR4, que até hoje não teve substituto, e do sedã Lancer Evo, um modelo esportivo de baixo volume, mas que agregava imagem para a marca.

No mundo, a Mitsubishi não está em melhor situa­ção. Mergulhada em dificuldades, a empresa se associou com a aliança Renault-Nissan (o grupo franco-japonês ficou com 34% das ações da Mitsubishi), no fim de 2016.

Da mesma forma que a Triton Sport, o Dakar foi desenvolvido a partir de um novo chassi 7% mais leve, o que contribui para a economia de combustível e também para a dirigibilidade, principalmente no uso diário, em que o conforto é tão importante quanto a robustez.

O motor é o mesmo 2.4 turbodiesel de 190 cv, acoplado ao câmbio automático de cinco marchas. Entre os equipamentos, haverá computador de bordo, piloto automático, ar-condicionado bizona e central multimídia, entre outros.

No lugar da alavanca de engates de tração, presente na geração anterior, agora há um seletor eletrônico com as opções 4×2, 4×4 permanente, 4×4 sob demanda e 4×4 reduzida sob demanda.

O novo Dakar tem as mesmas dimensões do anterior (280 cm de comprimento, 182 cm de largura, 184 cm de altura e 280 cm de distância entre-eixos). A cabine tem cinco lugares e no porta-malas cabem 673 litros de bagagem.

Assim como já ocorria na geração anterior, o SUV é ligeiramente menor que a picape correspondente. No que diz respeito ao design, o SUV herda os vincos laterais acentuados da picape, as portas dianteiras e a inclinação das colunas dianteiras. De resto, coisas como as caixas de rodas e as portas traseiras têm visual inédito. E a dianteira é inteiramente nova.

Disfarce leve mostra mais do que esconde

O Dakar segue o estilo de outro SUV da linha, o Outlander, onde predomina a grade com dois colchetes estilizados, um de costas para o outro. Na traseira, as lanternas, nos cantos da carroceria, possuem extensões verticais de gosto duvidoso na tampa do porta-malas.

Assim como a L200 Triton Sport, o novo Dakar deverá coexistir no mercado com o Pajero, o SUV derivado da L200 antiga.

 

Fonte:Quatro Rodas




Uber implanta categoria VIP em Florianópolis


DVA Veículos comemora 45 anos


Top Car promove Jaguar Night Experience em Blumenau


Crise no setor de vistoria veicular

Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |