Veículos | Publicado em: 01/05/2017 16:32:00

O Tiguan é, segundo a Volkwagen, o utilitário esportivo mais vendido na Alemanha. Um sucesso que a marca pretende transferir para o Brasil o mais breve possível. Mais do que isso, quer usar o modelo como bandeira para explorar o terreno dos SUVs, onde ainda tem presença fraca.

A segunda geração do Tiguan chegou ao mercado ano passado, agora montada sobre a plataforma modular MBQ. Além do uso de materiais de alta resistência, com benefícios diretos para a proteção dos ocupantes em caso de acidente, e aplicação em diferentes modelos da linha, a Volkswagen assegura que essa base “leva a uma melhoria em todas as propriedades do veículo”.

Visualmente, essa segunda geração traz um tempero mais esportivo, com as caixas da rodas agora arredondadas e a assinatura de design que integra os cromados da grade ao interior dos faróis.

Impressões ao volante

Oito opções de motores podem equipar o Tiguan na Europa. Dessas, duas opções do motor TSI de quatro cilindros, injeção direta e turbo foram oferecidas para avaliação, com 180 ou 220 cavalos, ambas a gasolina. A versão de acabamento disponível era a Highline, mais sofisticada da linha.

No caso do motor de 180 cv, a potência máxima é atingida com 6 mil rpm, enquanto o maior torque (32,6 kgfm) está disponível entre 1.500 e 3.940 rpm. Na prática, as respostas ao acelerador são bem satisfatórias, embora, é claro, até pelo perfil do modelo o Tiguan não se destaca entre os carros velozes em uma Autobahn. A Volkswagen anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e máxima de 208 km/h. A montadora também afirma que esses motores estão até 24% mais econômicos, o que só será possível checar nos testes com o combustível vendido no Brasil.

A transmissão automática 4Motion equipa de série o Tiguan a partir do modelo avaliado. Com sete marchas, tem dupla embreagem e distribui a tração pelas quatro rodas. O modelo ganhou um seletor giratório no console para seleção da condição de uso dos recursos fora-de-estrada. Não é novidade, mas é prático.

O trabalho equilibrado e a estabilidade oferecidos pela suspensão do novo Tiguan agradam. O conjunto absorve bem as irregularidades do piso - se é que se pode chamar a eficiente sinalização de solo adotada na Europa de irregularidade - e não permite que a carroceria balance muito.

Rápidas mudanças de faixa são feitas com firmeza, sem oscilação da carroceria. Esse é um dos pontos de destaque ao rodar com o Tiguan, cujo comportamento lembra mais o de uma boa e velha perua. Em outras palavras, é um SUV que preserva o prazer de dirigir um carro.

A Volkswagen aproveitou a adoção da plataforma MBQ também para atualizar recursos de conforto e segurança, como alerta de saída de faixa e aviso automático em caso de acidente. Os pedestres estão fora do carro mas não das atenções da montadora, que incluiu um recurso de monitoração para pessoas na rua e um capô que reage ativa e instantaneamente em caso de atropelamento a fim de reduzir os efeitos do impacto.

O Tiguan cresceu nessa geração, e tem agora 4,486 metros de comprimento, onde ganhou mais 6 cm (foram 7,7 cm no entre-eixos). Bem espaçosa, a parte traseira do modelo agora acomoda melhor os ocupantes; para ajudar, o banco traseiro é dividido, e pode ser parcialmente reclinado e ainda deslocado para a frente a fim de ampliar o espaço do compartimento de bagagem.

Brasil

Mas a boa nova para o consumidor brasileiro não é exatamente essa segunda geração do Tiguan. A Volkswagen decidiu esperar até o ano que vem a fim de trazer para nosso mercado o Tiguan Allspace, com sete lugares. Apresentado no Salão de Genebra, o modelo entra em pré-venda no mercado europeu em maio, e as primeiras entregas começam em setembro. O início das vendas no Brasil está previsto para o primeiro trimestre de 2018.

Montada a partir da versão Trendline, a Allspace passa a contar com mais 21,5 cm no comprimento e 10,9 cm na distância entreeixos. A identidade visual modelo traz detalhes no design da dianteira, capô e linha das janelas que o diferenciam do Tiguan de cinco lugares e o aproximam do Atlas, SUV de porte maior desenvolvido pela VW para o mercado dos Estados Unidos.

Se a nova geração do Tiguan evoluiu, o modelo continua representando um desafio para a Volkswagen no Brasil. Seu preço atual parte de R$ 127 mil, e a concorrência não pára de reforçar o time. O valor de uma Allspace - de 180 ou 220 cv, ainda não está definido - terá de ser cuidadosamente calculado para que a Volkswagen entre de fato em campo, preparando o terreno para as novidades que planeja lançar.

 

Fonte:Auto Esporte




Site do Grupo Top Car responde por 45% das vendas de seminovos


Florianópolis sediará maior evento de distribuição de veículos do estado


Mercado automotivo de Santa Catarina registra alta de 14,11% em agosto


Hyundai suspende vendas do Creta para pessoas com deficiência

Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |
<—HiFRITZ—> <—HiFRITZ—>