Saúde | Publicado em: 11/12/2016 06:00:00

A chegada da estação mais quente do ano, aumenta a procura nas academias. Todo mundo quer perder os quilinhos extras conquistados no inverno. Uma dica, é o HIIT ou treinamento intervalado de alta intensidade.

A modalidade tem muitos benefícios e é altamente eficaz, desde que feito da maneira correta. O treino HIIT tem fundamento no conceito atual e cientificamente comprovado a eficiência no emagrecimento e na queima de gordura.

O que é HIIT?

HIIT ou treinamento intervalado de alta intensidade é uma técnica de treinamento em que você dá 100% de esforço através de rápidas e intensos exercícios, com períodos curtos de descanso. Este tipo de treinamento aumenta a queima de gordura em menos tempo.

O HIIT são exercícios extremamente vantajosos, pois, além de ser em períodos mais curtos do que os tradicionais aeróbicos, ele melhora a queima de gordura com mais eficiência, acelera o seu metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias durante o dia inteiro.

Os Benefícios do HIIT:

Um dos benefícios deste método de treino intervalado de alta intensidade é que mesmo após o termino da sua sessão, você ainda continua queimando calorias.

O conceito por trás deste treino é fazer com que a energia anaeróbica prevaleça durante o período de alta intensidade a qual fará com que sua taxa metabólica basal em repouso continue queimando calorias.

Exatamente o processo necessário para reduzir o peso. Então, vamos confirir quais são os benefícios do HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) trás para o corpo:

1. Aumenta o seu metabolismo: Com o HIIT a sua taxa metabólica será acelerada, ou seja, além do aumento da queima de gordura e preservação dos músculos, o treinamento estimula a produção do hormônio do crescimento em até 450 por cento durante as 24 horas após terminar o seu treino. Além disso, você ainda vai estará queimando gordura mesmo depois que você saiu da academia.

2. Rápido e Eficiente: Ao invés de ficar horas e horas em baixa intensidade, queimando a sua paciência e algumas poucas calorias, você alterna intervalos de intensidade moderada com períodos de esforço máximo!

3. Sem equipamento necessário: Nenhum halteres? Sem problemas! HIIT geralmente usa apenas o seu peso corporal, uma vez que o foco está na sua freqüência cardíaca e mantê-la.

4. Perda de peso, sem afetar a massa muscular: Qualquer pessoa que já passou por uma dieta para perda de peso ou queimar de gordura, sabe, que e difícil manter a massa muscular durante esse processo. porém, com o HIIT, você só perderá os depósitos de gordura sem alterar a sua massa muscular magra.

Como funciona o HIIT?

Os treinos de HIIT consiste em realizar um exercício com a intensidade máxima. porém, em um tempo mais curto, intercalando o mesmo exercício ou outro com intensidade baixa, sendo o momento de descanso. Então os principios são esses:

  • A Fase 1: Comece com uma razão de 1:4 de treino/descanso em um período total de treinamento de 15 minutos.
  • A Fase 2: Aumente o tempo do treino, elevando a razão para 1:2 e o tempo total de treinamento para 17 minutos.
  • Na Fase 3: A taxa de descanso é reduzida pela metade, levando a razão a 1:1. O tempo total de treinamento aumenta para 18,5 minutos.
  • Na Fase 4: A taxa de descanso é reduzida pela metade novamente, elevando a razão para 2:1 e o tempo total para 20 minutos. Isso o levará à elite do HIIT.

O tempo recomendado para cada fase é apenas uma sugestão. Se você precisar passar mais de duas semanas em uma fase em particular antes de passar para a próxima, não tem problema. O mesmo vale se você achar uma fase fácil demais e quiser passar logo para a próxima.

Você pode treinar usando acessórios como cordas de pular, ou realizando saltos ou sprints, ou ainda na bicicleta ergométrica. Lembre-se de conversar com o seu médico antes de praticar qualquer atividade física. 




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