Saúde | Publicado em: 01/05/2017 10:20:00

Um dos maiores especialistas do mundo em intervenções coronarianas complexas, o médico japonês Satoru Sumitsuji, apresentará uma técnica inovadora a cardiologistas brasileiros no II SOS Cárdio Complex Coronary Interventions Live, entre os dias 1º e 3 de maio, no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis (SC). O professor titular da Divisão Internacional de Cardiologia para a Educação e Pesquisa da Universidade de Osaka participará, com o cardiologista intervencionista Marcelo Harada Ribeiro, de procedimentos que mostrarão como, de forma menos invasiva, o Japão consegue uma taxa de sucesso de 92% para remover obstruções totais crônicas das artérias, consideradas a última fronteira a ser ultrapassada nas intervenções cardíacas. O índice mundial, que inclui outras técnicas, é de 60%.

A doença coronariana é a maior causa de mortes naturais no mundo e ocorre pelo estreitamento dos vasos que suprem o coração, causado por placas de tecido fibroso e colesterol. As obstruções totais crônicas chegam a 15% das angioplastias, que são procedimentos realizados para remover os bloqueios das artérias, sem necessidade de cirurgia para abrir o peito. A inovação está em desobstruir a artéria de baixo para cima, o inverso do que é feito habitualmente.

Normalmente utilizados para solucionar problemas mais simples, os procedimentos menos invasivos ganharam uma nova amplitude com a técnica trazida por Satoru Sumitsuji e passaram a ser uma alternativa eficaz para situações mais graves e complexas. O método requer o uso de tecnologias de imagem, especialmente o ultrassom intracoronário e a tomografia cardíaca. A introdução do cateter e do stent é feita a partir de um ponto feito no punho ou na veia femural, o que deixa uma cicatriz mínima.

Satoru Sumitsuji, reconhecido como o maior especialista em intervenções coronarianas complexas do Japão, participou como médico principal em mais de 100 demonstrações ao vivo, nas maiores sociedades cardiovasculares do mundo, como nos Estados Unidos e em países da Ásia, Oceania, Oriente Médio e Estados Unidos. No ano passado, fez as primeiras demonstrações de seu trabalho no SOS Cárdio.

O II SOS Cárdio Complex Coronary Interventions Live tem como diretores Marcelo Harada Ribeiro (SOS Cárdio e Hospital Israelita Albert Einstein), Carlos H. Campos (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - InCor e Hospital Israelita Albert Einstein), Breno Falcão (Hospital Messejana Fortaleza), Antonio Felipe Simão (Centro Catarinense de Cardiologia) e Fábio Sandoli de Brito Jr (Hospital Israelita Albert Einstein). O curso receberá convidados da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), do Hospital Israelita Albert Einstein, InCor e Hospital Sírio Libanês, entre outros, de vários estados. Haverá ainda um número limitado de inscrições para mais profissionais.

“A angioplastia complexa ainda é pouco realizada no Brasil. Por isso é fundamental o compartilhamento da técnica com os especialistas brasileiros, justamente pelas mãos de uma das maiores autoridades mundiais”, explica Marcelo Harada Ribeiro. “Nosso objetivo é aprender e replicar em todo o país o conhecimento das técnicas de alta complexidade, que ajudam em toda nossa atividade profissional, dos casos mais simples aos mais difíceis. Quem ganha com isso é a qualidade de vida dos pacientes”, conclui. 

“O SOS Cárdio é um hospital com vocação cardiológica e tem uma estrutura tecnológica e profissional que já atrai pacientes de vários locais do país e do mundo, inclusive para esses casos complexos. Esse tipo de evento fortalece nossa posição como referência para pacientes e médicos de todo o Brasil”, afirma Luiz Gonzaga Coelho, diretor-geral do hospital.

 




34º Congresso Brasileiro de Reumatologia terá curso gratuito para 500 pacientes com doenças reumáticas
Cuidados com alimentação podem melhorar seu desempenho no trabalho
Ecomax, tecnologia de ponta em exames por imagem
Florianópolis será sede do Talk Show + Saúde
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |