Saúde | Publicado em: 01/05/2017 10:20:00

Um dos maiores especialistas do mundo em intervenções coronarianas complexas, o médico japonês Satoru Sumitsuji, apresentará uma técnica inovadora a cardiologistas brasileiros no II SOS Cárdio Complex Coronary Interventions Live, entre os dias 1º e 3 de maio, no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis (SC). O professor titular da Divisão Internacional de Cardiologia para a Educação e Pesquisa da Universidade de Osaka participará, com o cardiologista intervencionista Marcelo Harada Ribeiro, de procedimentos que mostrarão como, de forma menos invasiva, o Japão consegue uma taxa de sucesso de 92% para remover obstruções totais crônicas das artérias, consideradas a última fronteira a ser ultrapassada nas intervenções cardíacas. O índice mundial, que inclui outras técnicas, é de 60%.

A doença coronariana é a maior causa de mortes naturais no mundo e ocorre pelo estreitamento dos vasos que suprem o coração, causado por placas de tecido fibroso e colesterol. As obstruções totais crônicas chegam a 15% das angioplastias, que são procedimentos realizados para remover os bloqueios das artérias, sem necessidade de cirurgia para abrir o peito. A inovação está em desobstruir a artéria de baixo para cima, o inverso do que é feito habitualmente.

Normalmente utilizados para solucionar problemas mais simples, os procedimentos menos invasivos ganharam uma nova amplitude com a técnica trazida por Satoru Sumitsuji e passaram a ser uma alternativa eficaz para situações mais graves e complexas. O método requer o uso de tecnologias de imagem, especialmente o ultrassom intracoronário e a tomografia cardíaca. A introdução do cateter e do stent é feita a partir de um ponto feito no punho ou na veia femural, o que deixa uma cicatriz mínima.

Satoru Sumitsuji, reconhecido como o maior especialista em intervenções coronarianas complexas do Japão, participou como médico principal em mais de 100 demonstrações ao vivo, nas maiores sociedades cardiovasculares do mundo, como nos Estados Unidos e em países da Ásia, Oceania, Oriente Médio e Estados Unidos. No ano passado, fez as primeiras demonstrações de seu trabalho no SOS Cárdio.

O II SOS Cárdio Complex Coronary Interventions Live tem como diretores Marcelo Harada Ribeiro (SOS Cárdio e Hospital Israelita Albert Einstein), Carlos H. Campos (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - InCor e Hospital Israelita Albert Einstein), Breno Falcão (Hospital Messejana Fortaleza), Antonio Felipe Simão (Centro Catarinense de Cardiologia) e Fábio Sandoli de Brito Jr (Hospital Israelita Albert Einstein). O curso receberá convidados da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), do Hospital Israelita Albert Einstein, InCor e Hospital Sírio Libanês, entre outros, de vários estados. Haverá ainda um número limitado de inscrições para mais profissionais.

“A angioplastia complexa ainda é pouco realizada no Brasil. Por isso é fundamental o compartilhamento da técnica com os especialistas brasileiros, justamente pelas mãos de uma das maiores autoridades mundiais”, explica Marcelo Harada Ribeiro. “Nosso objetivo é aprender e replicar em todo o país o conhecimento das técnicas de alta complexidade, que ajudam em toda nossa atividade profissional, dos casos mais simples aos mais difíceis. Quem ganha com isso é a qualidade de vida dos pacientes”, conclui. 

“O SOS Cárdio é um hospital com vocação cardiológica e tem uma estrutura tecnológica e profissional que já atrai pacientes de vários locais do país e do mundo, inclusive para esses casos complexos. Esse tipo de evento fortalece nossa posição como referência para pacientes e médicos de todo o Brasil”, afirma Luiz Gonzaga Coelho, diretor-geral do hospital.

 




SC receberá R$ 5,7 milhões de recursos para UPA 24 horas
Unimed Blumenau oferece mamografia gratuita para clientes e colaboradoras
Catarinenses terão tratamento para prevenir HIV a partir de dezembro no SUS
Health tech ​desenvolve aplicativo que auxilia anestesistas
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |
<—HiFRITZ—> <—HiFRITZ—>